Jogando com a oxirredução

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorMarcelo Martins da Rosa-
Autor(es): dc.creatorBruna Padilha-
Autor(es): dc.creatorMaria Aranda-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:37:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:37:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-09-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91244-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91244-
Descrição: dc.descriptionNo ensino de química, já foi proposto o uso de jogos didáticos. Visto que diversos autores vêm apresentando trabalhos com jogos didáticos para conteúdos distintos e destacam sua eficiência devido ao interesse despertado nos alunos, por isso alunos de graduação universidade federal do pampa-UNIPAMPA campus Dom Pedrito-RS sugerem a seguinte proposta didática. Segundo (Cunha, 1988), este interesse provém da prática divertida proporcionada pelos jogos e promove um resultado significativo no aspecto disciplinar. Os jogos didáticos auxiliam como ferramentas importantes podendo contribuir com os processos de ensino-aprendizagem devido a sua capacidade de estímulo e desenvolvimento referente a aspectos cognitivos e afetivo, evidenciando a ludicidade, conforme Kishimoto (1999:38), com o intuito de desconstruir o modelo tradicional no ensino de química. A utilização dos jogos didáticos também consegue impulsionar o aluno a construir ativamente seu aprendizado. O presente trabalho terá como metodologia a utilização de um jogo de cartas para trabalhar os conceitos de oxirredução precisamente os conteúdos de oxidação, redução e compartilhamento de elétrons, atividade visa ser aplicada com alunos de nível superior. A aplicação da proposta de jogos terá como objetivo motivar os estudantes, do curso de ciências da natureza- licenciatura nos 4° e 5° período, a estudar química, visando a diminuição da dificuldade no aprendizado dos mesmos a respeito do conteúdo de oxirredução, compartilhamento de elétrons, normalmente abordados de forma tradicional em aulas expositivas. Posterior a explanação de conceitos básicos será aplicado um jogo de cartas com questões práticas e objetivas, além de cartas informativas, estimulando motivação dos estudantes. Espera-se com essa atividade, comprovar a eficiência da utilização dos jogos didáticos, como os referenciais citados defendem. O jogo objeto deste estudo, é constituído por cartas, nas quais serão utilizadas junto ao material escolar como papel e caneta, para que ao comprar as cartas os alunos desenvolvam as atividades, como resolver os exercícios findando cada rodada. Segundo Campos (2002) o lúdico apresenta dois elementos que o caracterizam: o prazer e o esforço espontâneo, além de integrarem as várias dimensões do aluno, como a afetividade, o trabalho em grupo e as relações com regras pré-definidas. Conclui-se com essa proposta a importância de diversificar as aulas de ciências da natureza/química, utilizando novas metodologias em sala de aula possibilitando sair do modo convencional de ensinar, aliando sempre a utilização do lúdico, possibilitando a aprendizagem significativa.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectJogo didático-
Palavras-chave: dc.subjectensino-aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectreações de oxirredução.-
Título: dc.titleJogando com a oxirredução-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.