
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Marcelo Martins da Rosa | - |
| Autor(es): dc.creator | Bruna Padilha | - |
| Autor(es): dc.creator | Maria Aranda | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:37:28Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:37:28Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-09 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91244 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91244 | - |
| Descrição: dc.description | No ensino de química, já foi proposto o uso de jogos didáticos. Visto que diversos autores vêm apresentando trabalhos com jogos didáticos para conteúdos distintos e destacam sua eficiência devido ao interesse despertado nos alunos, por isso alunos de graduação universidade federal do pampa-UNIPAMPA campus Dom Pedrito-RS sugerem a seguinte proposta didática. Segundo (Cunha, 1988), este interesse provém da prática divertida proporcionada pelos jogos e promove um resultado significativo no aspecto disciplinar. Os jogos didáticos auxiliam como ferramentas importantes podendo contribuir com os processos de ensino-aprendizagem devido a sua capacidade de estímulo e desenvolvimento referente a aspectos cognitivos e afetivo, evidenciando a ludicidade, conforme Kishimoto (1999:38), com o intuito de desconstruir o modelo tradicional no ensino de química. A utilização dos jogos didáticos também consegue impulsionar o aluno a construir ativamente seu aprendizado. O presente trabalho terá como metodologia a utilização de um jogo de cartas para trabalhar os conceitos de oxirredução precisamente os conteúdos de oxidação, redução e compartilhamento de elétrons, atividade visa ser aplicada com alunos de nível superior. A aplicação da proposta de jogos terá como objetivo motivar os estudantes, do curso de ciências da natureza- licenciatura nos 4° e 5° período, a estudar química, visando a diminuição da dificuldade no aprendizado dos mesmos a respeito do conteúdo de oxirredução, compartilhamento de elétrons, normalmente abordados de forma tradicional em aulas expositivas. Posterior a explanação de conceitos básicos será aplicado um jogo de cartas com questões práticas e objetivas, além de cartas informativas, estimulando motivação dos estudantes. Espera-se com essa atividade, comprovar a eficiência da utilização dos jogos didáticos, como os referenciais citados defendem. O jogo objeto deste estudo, é constituído por cartas, nas quais serão utilizadas junto ao material escolar como papel e caneta, para que ao comprar as cartas os alunos desenvolvam as atividades, como resolver os exercícios findando cada rodada. Segundo Campos (2002) o lúdico apresenta dois elementos que o caracterizam: o prazer e o esforço espontâneo, além de integrarem as várias dimensões do aluno, como a afetividade, o trabalho em grupo e as relações com regras pré-definidas. Conclui-se com essa proposta a importância de diversificar as aulas de ciências da natureza/química, utilizando novas metodologias em sala de aula possibilitando sair do modo convencional de ensinar, aliando sempre a utilização do lúdico, possibilitando a aprendizagem significativa. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Jogo didático | - |
| Palavras-chave: dc.subject | ensino-aprendizagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | reações de oxirredução. | - |
| Título: dc.title | Jogando com a oxirredução | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: