O PIBID e a escola pública – experiências do subprojeto Educação Física

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorGLAUCIA KRONBAUER-
Autor(es): dc.creatorLarinéa de Ramos-
Autor(es): dc.creatorThays Viante-
Autor(es): dc.creatorLucas Martins-
Autor(es): dc.creatorFernando Lorandi-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:19:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:19:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91242-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91242-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho tem por objetivo relatar experiências de acadêmicos pibidianos do subprojeto Educação Física da UNICENTRO em uma escola do Município de Irati e analisar o papel do PIBID-Educação Física na escola pública partindo da perspectiva da uma educação transformadora, progressista, que instrumentalize as classes populares como agentes ativos na criação de novas formas de sociabilidade. Entendemos que as escolas públicas muitas vezes são a única possibilidade de acesso ao conhecimento por parte das crianças filhas da classe trabalhadora. Entretanto, são também foco do sucateamento das condições estruturais e das possibilidades pedagógicas frente à desvalorização da carreira docente. Neste sentido, o PIBID tem importante papel na educação da classe trabalhadora ao ampliar o diálogo entre a universidade e a escola, levando novas metodologias, materiais e contribuindo na atualização permanente dos professores. Foram realizadas aulas que abordaram a ginástica, o futebol e os esportes de raquete, no sentido de construir uma aproximação com os alunos da escola para possibilitar a inclusão de conteúdos pouco presentes na cultura escolar daquele grupo. Observamos dificuldades em contornar a hegemonia da prática do futsal nas aulas de Educação Física. Ao mesmo tempo, percebemos a importância de levar materiais diferentes, como as raquetes de tênis e badminton, para proporcionar aos alunos experiências corporais pouco comuns em seu cotidiano. Quando possibilitamos o acesso à materiais muitas vezes considerados “coisa de escola rica”, afirmamos nossa responsabilidade em reduzir as desigualdades de aprendizagem, condicionadas pela situação estrutural das escolas públicas. Contribuímos também para que esse aluno repense sua própria condição e reconheça suas potencialidades. A Educação Física tem a responsabilidade de tratar pedagogicamente os conteúdos relativos às manifestações da cultura corporal: jogos e brincadeiras, ginásticas, lutas, danças, esportes, em seus aspectos biológicos, históricos, éticos, técnicos, políticos, filosóficos, estéticos, econômicos, entre outros, que devem ser estudados e praticados na escola. Qualquer coisa menos do que isso caracteriza negar ao aluno da escola pública seu direito à educação. Neste sentido, percebemos que o PIBID tem favorecido a elaboração de novas possibilidades para o ensino da Educação Física, pois aproxima a escola e a universidade, o conhecimento acadêmico da realidade social, e abre espaço para a tentativa, o erro, a nova tentativa, a produção coletiva do conhecimento. Além disso, proporciona o acesso à materiais e recursos pedagógicos que a escola não tem e que a maioria dos alunos nunca teve contato. As experiências do PIBID mudam o cotidiano da escola, uma vez que os professores estão em permanente atualização com as ideias e os conhecimentos trazidos pelos bolsistas.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Física-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Básica-
Palavras-chave: dc.subjectescola pública-
Palavras-chave: dc.subjectPIBID-
Título: dc.titleO PIBID e a escola pública – experiências do subprojeto Educação Física-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.