Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | JENIFFER LACERDA | - |
Autor(es): dc.creator | MONICA MILANI | - |
Autor(es): dc.creator | ROSIMEIRE MAGNONI | - |
Autor(es): dc.creator | KARINA ESPARTOSA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:45:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:45:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-08 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91241 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91241 | - |
Descrição: dc.description | O Colégio Estadual Padre Anchieta (Assis Chateaubriand-PR) apresenta um amplo espaço de área verde e localiza-se ao lado do Parque Municipal da cidade (Parque Municipal São Francisco de Assis) que possui uma vasta diversidade de plantas e árvores. Nesse sentido, e tendo em vista o recebimento do programa PIBID (2018/2019) neste colégio, realizou-se o presente projeto sob coordenação de bolsistas PIBID e acompanhamento de sua supervisora PIBID, que tem por objetivo aprimorar e transformar as áreas verdes do colégio, tornando em um local mais agradável e acolhedor agregando valor ao colégio e sua comunidade. Este projeto também insere os alunos do Colégio Estadual Padre Anchieta em atividades de educação ambiental, estimulando o respeito o cuidado e o pertencimento com o ambiente escolar. O projeto usa também o paisagismo para a transmissão de conhecimentos técnicos e científicos na construção de jardins com a reutilização de materiais como pneus e garrafas PET. A primeira etapa do presente trabalho deu-se início em outubro de 2018, onde houve a análise dos espaços disponíveis, e estudos a fim de planejar o que seria desenvolvido. Nos dias 30 e 31 do mesmo mês aconteceu a Mostra de Cursos que é um evento anual onde o colégio realiza atividades diversas em seus ambientes a fim de divulgar suas atividades para o público da cidade. Este projeto esteve envolvido na Mostra onde trabalhou-se com a turma do 2º ano do ensino médio com a montagem de uma banca de amostras diversas de plantas (medicinais, ornamentais, tóxicas, alimentícias) e suas informações, conscientizando o visitante sobre a importância e manejo das mesmas.A segunda etapa consistiu em sensibilizar e conscientizar os alunos do ensino médio sobre a importância de revitalizar os espaços do colégio e a construção de horta para complementar a alimentação escolar. Esta sensibilização teve como objetivo a transmissão de informação, mas também chamar estudantes para participarem do projeto. Com estudantes dispostos a atuarem no projeto em contraturno escolar, o paisagismo iniciou-se em outubro de 2018, e desde então foram realizados 36 encontros até o momento, somando aproximadamente 144 horas de trabalho, com materiais e equipamentos doados pelo colégio. O projeto também reconstruiu áreas já existentes no colégio e construiu novos ambientes de lazer. Devido ao fato dos alunos realmente trabalharem ajudando no projeto, eles ficam em contato verdadeiro com a natureza, observando na prática a adaptação e vida de cada planta, com isso chega-se a consciência do quão importante é o cuidado com o meio ambiente, os próprios estudantes ao adquirirem essa consciência acabam passando para os demais criando uma sensibilização no olhar dessa nova geração. Mesmo sendo voltado ao paisagismo, o projeto criou automaticamente uma consciência também em relação ao lixo no colégio que era dispensado de maneira errada pelos estudantes, ao se darem conta da importância da preservação daquele espaço através da cultivação das plantas, acoplaram então o descarte correto do lixo pelos habitantes escolar, onde mantendo o local limpo ajuda na melhora do aspecto do colégio. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
Palavras-chave: dc.subject | ensino; jardinagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | horticultura | - |
Título: dc.title | PAISAGISMO E HORTA NO PERÍMETRO ESCOLAR: BIOLOGIA COM CIDADANIA | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: