Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Sara Albuquerque | - |
Autor(es): dc.creator | ANDREIA HAAS | - |
Autor(es): dc.creator | JANE JAGNOW | - |
Autor(es): dc.creator | KARINA ESPARTOSA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:27:13Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:27:13Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-11 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91235 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91235 | - |
Descrição: dc.description | Devido aos diversos desafios enfrentados pelas instituições públicas de ensino, como escassez de recursos, de servidores e sobrecarga de trabalho docente, é comum encontrar nestas instituições, alguns ambientes de ensino com falta de uso e até mesmo abandonados, como é caso recorrente para os laboratórios multifuncionais. No âmbito de atividades de bolsistas PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) no Colégio Estadual Chateaubriandense (Assis Chateaubriand-PR), observou-se que seu laboratório multifuncional não vinha sendo utilizado para fins didáticos. Nesse sentido este trabalho teve como objetivo restaurar a funcionalidade e organização do laboratório multifuncional deste colégio e realizar um acompanhamento para que este ambiente se mantenha funcional. Colaborando assim com a aprendizagem do aluno, e com a oportunidade do professor trabalhar em aulas prática em conteúdo que pode ser aplicado de uma maneira que se torne mais interessante aos olhos de quem está aprendendo. Este trabalho realizou-se sob a condução de duas bolsistas PIBID (2018/2019) acadêmicas da Licenciatura em Ciências Biológicas do IFPR (Instituto Federal do Paraná) campus Assis Chateaubriand, com acompanhamento e orientação de sua supervisora PIBID. Em um primeiro momento houve uma breve apresentação do projeto no colégio, para conhecimento da proposta pela comunidade acadêmica e solicitação de sua permissão. A seguir houve o levantamento e organização dos materiais, equipamentos e produtos existentes no laboratório. Foi realizado o descarte adequado dos materiais vencidos e equipamentos que não poderiam ser concertados. Posteriormente foi planejada e executada uma limpeza e reordenação dos materiais e equipamentos tornando o ambiente próprio para o uso escolar. Houve também a elaboração de uma agenda para melhor comunicação entre os professores para o uso do laboratório. Com o laboratório pronto para uso, a equipe deste projeto passou a exercer a manutenção deste ambiente e dar apoio à realização de aulas práticas. Este auxílio se mostra muito importante pois devido à sobrecarga de trabalho, muitas vezes atuando em mais de um colégio e com aulas seguidas, o professor não tem condições de trabalho para se dedicar ao que uma aula prática demanda, pois ela requer um longo tempo de preparação da aula prática, requer tempo imediatamente anterior à aula para a preparação do ambiente e requer um tempo imediatamente posterior à prática para a limpeza e reorganização do ambiente. Assim, as bolsistas executoras deste trabalho prestam este apoio antes durante e depois da aula prática, o que já resultou no uso do laboratório para aulas práticas com o Ensino Médio. Este projeto foi essencial para o efetivo uso didático do laboratório multifuncional do Colégio Estadual Chateaubriandense, que já se encontra limpo, organizado e onde já estão sendo ministradas aulas práticas com apoio das bolsistas PIBID. Adicionalmente todas as ações deste projeto e os planejamentos e acompanhamentos de aulas práticas estão sendo primordiais ao aprimoramento da formação docente das bolsistas proponentes do projeto, pois enriquece experiência como futuros educadores através do acesso à realidade local de ensino e o contato com alunos, funcionários e professores. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
Palavras-chave: dc.subject | ambientes de ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | aulas práticas | - |
Palavras-chave: dc.subject | biologia | - |
Título: dc.title | REATIVAÇÃO E MANUTENÇÃO DO LABORATÓRIO MULTIFUNCIONAL DO COLÉGIO ESTADUAL CHATEAUBRIANDENSE NO ÂMBITO DO PIBID | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: