O CHORO E A AFETIVIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA REFLEXÃO À LUZ DAS EXPERIÊNCIAS NO PIBID/UEL

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorUniversidade Estadual de Londrina – UEL-
Autor(es): dc.creatorKarine Veres Faria-
Autor(es): dc.creatorMarli Guimarães da Silva-
Autor(es): dc.creatorLilian Caroline Machado-
Autor(es): dc.creatorMarta Regina Furlan de Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:36:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:36:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91234-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91234-
Descrição: dc.descriptionO presente artigo intitulado “Mamãe vai chegar? Relato de Experiência sobre o Choro e a Acolhida na Educação Infantil à luz do Pibid/UEL” objetiva analisar sobre a questão do choro na educação infantil por meio da acolhida e afetividade dos (as) professores (as) de crianças pequenas. Esse estudo se justifica, de modo amplo, a partir das vivências e experiências no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – Pibid do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Londrina em consonância com a participação do Grupo de Estudos em Educação, Infância e Teoria Crítica da Universidade Estadual de Londrina. De modo particular, lidar com o choro de uma criança, muitas vezes, envolve-nos em ações de afeto, segurança e tranquilidade enquanto professores (as) da infância e, também, porque essa questão é recorrente no cotidiano infantil, principalmente pela subjetividade das crianças e suas maneiras únicas de reagir às mudanças, aos sentimentos e medos no que tange o campo das relações. A metodologia, de cunho qualitativa, é um estudo bibliográfico à luz de proposições de Henri Wallon como referência básica e outros autores que dialogam com essa perspectiva teórica e, relato de observações e vivências da realidade de uma turma de crianças pequenas de um centro de educação infantil público do município de Londrina, Paraná. Os resultados direcionam-nos a pensar sobre a importância da afetividade no processo de acolhimento do choro de crianças em espaços infantis e, do papel mediador de professores (as) revelados por suas percepções e conceitos sobre essa temática e, ações frente as crises cotidianas de adaptação da criança na escola infantil.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Infantil-
Palavras-chave: dc.subjectAcolhida-
Palavras-chave: dc.subjectAfetividade-
Palavras-chave: dc.subjectPibid-
Título: dc.titleO CHORO E A AFETIVIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA REFLEXÃO À LUZ DAS EXPERIÊNCIAS NO PIBID/UEL-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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