UMA SITUAÇÃO DE ENSINO DA MATEMÁTICA UTILIZANDO A ROBÓTICA EDUCACIONAL.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorFernando Domingos-
Autor(es): dc.creatorGustavo de Macedo-
Autor(es): dc.creatorLuciana de Oliveira-
Autor(es): dc.creatorMaria Panossian-
Autor(es): dc.creatorSergio da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:37:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:37:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91231-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91231-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho foi desenvolvido durante o primeiro semestre de 2019 no Colégio Estadual do Paraná, em Curitiba, e tem como objetivo levar situações de ensino da matemática utilizando a robótica educacional como uma ferramenta ensino para os diferentes anos do ensino médio e ensino fundamental. Pensando também na acessibilidade, optamos pela utilização do Arduino, que é um software livre e gratuito, utilizado na programação, com baixo custo, ferramentas flexíveis e fáceis de se usar por principiantes e profissionais, principalmente para aqueles que não teriam alcance aos controladores mais sofisticados e ferramentas mais complicadas, e seu hardware de prototipagem que é muito versátil devido ao baixo custo de aquisição de seus materiais físicos (hardware), que são facilmente encontrados em lojas de peças e componentes eletrônicos. Sem conhecimento prévio de programação, com o auxílio de um professor do departamento de Eletrônica e também com a leitura em livros e guias online, começamos a desenvolver o projeto pensando em como fazer uma breve introdução à robótica, desviar das aulas tradicionais expositivas e também envolver algum conceito matemático. Assim criamos um “carrinho” robótico, que inicialmente seria programado para seguir uma linha reta feita com fita adesiva no chão, mas posteriormente adaptado à uma programação livre para percorrer trajetos variados, conforme o desejo do aluno. O carrinho pode ser adaptado para situações de ensino com temas diversos, desta forma, desencadeando a aprendizagem de vários conceitos matemáticos e também multidisciplinares, como o conceito de função, velocidade e aceleração, que são estudados na física, e os estudos iniciais acerca dos conceitos da geometria plana, como área e perímetro, cuja situação de ensino está sendo desenvolvida atualmente para o ensino fundamental. Através do carrinho, também é possível o desenvolvimento de situações de ensino da robótica, onde o aluno desenvolve estratégias e é desafiado a resolver desafios utilizando a programação e o raciocínio lógico.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectArduino-
Palavras-chave: dc.subjectRobótica Educacional-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia.-
Título: dc.titleUMA SITUAÇÃO DE ENSINO DA MATEMÁTICA UTILIZANDO A ROBÓTICA EDUCACIONAL.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.