Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Fernando Domingos | - |
Autor(es): dc.creator | Gustavo de Macedo | - |
Autor(es): dc.creator | Luciana de Oliveira | - |
Autor(es): dc.creator | Maria Panossian | - |
Autor(es): dc.creator | Sergio da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:37:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:37:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-07 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91231 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91231 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho foi desenvolvido durante o primeiro semestre de 2019 no Colégio Estadual do Paraná, em Curitiba, e tem como objetivo levar situações de ensino da matemática utilizando a robótica educacional como uma ferramenta ensino para os diferentes anos do ensino médio e ensino fundamental. Pensando também na acessibilidade, optamos pela utilização do Arduino, que é um software livre e gratuito, utilizado na programação, com baixo custo, ferramentas flexíveis e fáceis de se usar por principiantes e profissionais, principalmente para aqueles que não teriam alcance aos controladores mais sofisticados e ferramentas mais complicadas, e seu hardware de prototipagem que é muito versátil devido ao baixo custo de aquisição de seus materiais físicos (hardware), que são facilmente encontrados em lojas de peças e componentes eletrônicos. Sem conhecimento prévio de programação, com o auxílio de um professor do departamento de Eletrônica e também com a leitura em livros e guias online, começamos a desenvolver o projeto pensando em como fazer uma breve introdução à robótica, desviar das aulas tradicionais expositivas e também envolver algum conceito matemático. Assim criamos um “carrinho” robótico, que inicialmente seria programado para seguir uma linha reta feita com fita adesiva no chão, mas posteriormente adaptado à uma programação livre para percorrer trajetos variados, conforme o desejo do aluno. O carrinho pode ser adaptado para situações de ensino com temas diversos, desta forma, desencadeando a aprendizagem de vários conceitos matemáticos e também multidisciplinares, como o conceito de função, velocidade e aceleração, que são estudados na física, e os estudos iniciais acerca dos conceitos da geometria plana, como área e perímetro, cuja situação de ensino está sendo desenvolvida atualmente para o ensino fundamental. Através do carrinho, também é possível o desenvolvimento de situações de ensino da robótica, onde o aluno desenvolve estratégias e é desafiado a resolver desafios utilizando a programação e o raciocínio lógico. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arduino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Robótica Educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia. | - |
Título: dc.title | UMA SITUAÇÃO DE ENSINO DA MATEMÁTICA UTILIZANDO A ROBÓTICA EDUCACIONAL. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: