
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Vinicius Pereira | - |
| Autor(es): dc.creator | Luciana Oliveira | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:27:26Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:27:26Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-09 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91230 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91230 | - |
| Descrição: dc.description | Este artigo apresenta um jogo de aprofundamento (que aprimora conteúdos já apresentados aos alunos, permitindo avançar na aprendizagem) sobre polinômios e equações algébricas, elaborado para alunos de oitavos e nonos anos do Ensino Fundamental II, o qual foi aplicado com uma turma de nono ano de uma escola pública estadual em Curitiba, durante parte da experiência do autor no Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Estudos apontam que muitos alunos de Ensino Básico, especialmente do Ensino Fundamental II, apresentam dificuldades na aprendizagem de Álgebra provenientes de paradigmas iniciais por causa da novidade em relação à Aritmética, da abstração, das notações e raciocínios inerentes a ela. Além disso, a base matemática aprendida desde a Educação Infantil pode influenciar no desempenho e na compreensão da Álgebra. O Jogo foi elaborado de acordo com os Planos de Aula de uma professora que dá aulas para oitavos e nonos anos, o que possibilitou a aplicação em um momento oportuno da aprendizagem de uma turma, servindo de teste visando futuras aplicações nas demais turmas dessa professora (e, depois, o jogo será deixado à disposição dos outros professores da escola). Apesar de ser um único Jogo, há duas versões dele - uma para oitavos anos e outra para nonos anos -, respeitando-se, com isso, a bagagem de aprendizados matemáticos dos alunos. Há vários desafios comuns aos dois anos, quando se trata de conteúdos de oitavos anos; a diferenciação ocorre em se tratando de conteúdos de nonos anos. O Jogo possibilitou a identificação de bases malformadas e o diagnóstico sobre a compreensão de conceitos e regras, aliando a Álgebra e a Aritmética em simplificações algébricas e substituições numéricas para uma melhor compreensão do conceito de incógnita e para o uso das propriedades da potenciação. Os alunos gostaram muito da experiência, elogiaram a proposta e ficaram com vontade de jogar mais, pedindo à professora que mais jogos fossem introduzidos no processo de ensino-aprendizagem deles. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Álgebra | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Análise de erros | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Jogos didáticos | - |
| Título: dc.title | Jogo de Polinômios e Equações Algébricas: uma estratégia para o ensino fundamental | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: