CARTONERAS E ENSINO DE LITERATURA: UMA FORMA DE ARTE COLABORATIVA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorAlice Ferreira-
Autor(es): dc.creatorFranciele Ribeiro-
Autor(es): dc.creatorJulio Dias do Nascimento-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:08:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:08:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-09-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91229-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91229-
Descrição: dc.descriptionO presente projeto tem como objetivo relatar experiência vividas no projeto Residência Pedagógica, desenvolvido pela Universidade Estadual de Ponta Grossa no eixo de Literatura nos cursos de Letras da mesma instituição, e também refletir sobre as manifestações da produção de cartoneras, no âmbito histórico e escolar, bem como promover o conhecimento empírico dos objetos produzidos por alunos do ensino fundamental do 9º ano, durante o período inicial do Residência Pedagógica na escola Estadual José Gomes do Amaral, localizada na cidade de Ponta Grossa. Para contextualizar e introduzir o conteúdo aos estudantes e a produção dos livros, foram trabalhados textos autobiográficos, as redações produzidas pelos alunos tinham como objetivo estimular a leitura e produção escrita dos participantes do projeto. Durante a produção e reestruturação dos textos, os alunos conheceram através de aulas dialogadas, o que eram as cartoneras. Reconhecemos como objeto cartoneras, livros que são confeccionados a partir de materiais recicláveis, tais como papelão, daí se dá a origem do nome cartoneras, que se oriunda de cartón (papelão em espanhol). Concordamos com Machado (2016) que ‘’A literatura brasileira contemporânea também vem se mostrando através de novos formatos, um deles é a expansão das editoras cartoneras, que hoje estão espalhadas por toda a américa latina(...). ’’ Desta forma, após o término das produções, os alunos puderam perceber o valor da arte manual e através do projeto foi possível discutir e colaborar na reflexão a respeito das novas formas de produzir arte e literatura no âmbito da escola, as quais são confeccionadas a partir de um trabalho colaborativo e com grande impacto social. Concluímos também que o programa Residência Pedagógica proporciona aos participantes (graduandos e docentes) uma formação integrada com o ensino teórico produzido pelo ensino superior juntamente com a prática dentro da comunidade escolar, cooperando dessa forma para o benefício do acadêmico docente para um ensino público de qualidade.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectCartoneras-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de literatura-
Palavras-chave: dc.subjectArte colaborativa.-
Título: dc.titleCARTONERAS E ENSINO DE LITERATURA: UMA FORMA DE ARTE COLABORATIVA-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.