
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Fernanda Veloso | - |
| Autor(es): dc.creator | Gisele Bueno | - |
| Autor(es): dc.creator | Héllen Reis | - |
| Autor(es): dc.creator | Lislaine Lessa | - |
| Autor(es): dc.creator | Mariana Nascimento | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:10:22Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:10:22Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-08 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91228 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91228 | - |
| Descrição: dc.description | Esta apresentação visa compartilhar o trabalho desenvolvido pela equipe de alunos-mestres e professores/orientadores de Língua Portuguesa e Língua Espanhola no subprojeto Letras do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/UFPR: “Letramento linguístico e letramento literário a partir da diversidade de gêneros orais e escritos”. O referido subprojeto teve início em agosto de 2018 e conta atualmente com 24 bolsistas, 3 professores supervisores e 2 professores coordenadores. As observações e regências desses futuros professores acontecem no Colégio Estadual do Paraná (CEP) em turmas do Ensino Fundamental II feita pelos alunos da área do espanhol e do Ensino Médio nos períodos vespertino e noturno feita pelos alunos da área do português, sendo que as observações ocorrem uma vez por semana e as regências uma vez por mês. Para a elaboração de materiais didáticos e também a discussão sobre os desafios encontrados em sala de aula, os bolsistas participam de uma reunião semanalmente para trazer suas dúvidas e sugestões com base as suas observações e o perfil de cada turma, contando sempre com a experiência de profissionais qualificados Professores e Coordenadores que estão sempre à disposição sanando dúvidas e agregando seus conhecimentos a essa nova geração de Professores. Uma das regências de grande êxito foi desenvolvida em conjunto pelo grupo de alunos bolsistas envolvidos com o ensino de espanhol em quatro turmas de 6o. ano do Ensino Fundamental II e ministradas em duplas. A elaboração e realização da unidade didática, intitulada “Los míos, Los tuyos, Los nuestros...¿ Cón quienes vivo?”, cuja abordagem temática era “a família”, teve o intuito de apresentar e discutir as variações e a evolução do formato nuclear das famílias. Essa unidade teve como proposta o ensino através de tarefas e o uso do gênero literário em prosa para a realização das mesmas. Por tarefas entendemos atividades de produção e compreensão de textos orais ou escritos conforme descritas por Santos (2014). No que concerne aos gêneros, foi escolhido o livro de literatura infanto-juvenil “O livro da família” (The Family Book), de Todd Parr, para desenvolver a sua devida leitura e realização das atividades voltadas ao conteúdo abordado na obra. A aplicação da unidade didática rendeu aproximadamente dez aulas, nas quais abordamos o léxico, as conjugações dos verbos no presente do indicativo e verbos reflexivos na língua espanhola. Os alunos participaram assiduamente das atividades propostas, compartilharam perspectivas e experiências uns com outros. Ao criarmos cada atividade da unidade, o foco sempre esteve no perfil de alunos que a escola possuía no sexto ano do ensino fundamental, com o cuidado de abordar as várias formas da composição familiar. Portanto, a base para as escolhas de imagens e dos demais elementos foram as referências de mundo, real e fictício, que os alunos dessa idade carregam consigo. O material foi bem aceito pelas turmas e foi tido como novidade pelos alunos. A experiência adquirida com relação às dificuldades surgidas durante a execução dessas atividades ministradas em diversos perfis de turmas contribuiu para o amadurecimento pessoal e profissional desses jovens professores. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Unidade Didática, Bolsistas PIBID e Gênero Literário. | - |
| Título: dc.title | “Los míos, Los tuyos, Los nuestros...¿ Cón quienes vivo?”: unidade temática aplicada por bolsistas do subprojeto Letras PIBID | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: