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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Mayra Ceschini | - |
| Autor(es): dc.creator | Elena Mello | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:32:59Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:32:59Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-09 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91227 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91227 | - |
| Descrição: dc.description | A formação docente está prevista na legislação nacional, que dispõe sobre a prática profissional e sobre a necessidade da constante construção de conhecimentos para os educadores, articulando ensino e pesquisa, por meio de práticas formativas, sendo algumas fomentadas por políticas públicas. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) foi uma política exitosa na formação de professores, que foi reformulada e descaracterizada com o Programa de Residência Pedagógica (PRP). O PRP foi instituído pela Portaria nº 38/2018 e pelo Edital no 06/2018 da CAPES (BRASIL, 2018a, 2018b). Dentre os objetivos do Edital, tem-se: “Aperfeiçoar a formação dos discentes de cursos de licenciatura, por meio do desenvolvimento de projetos que fortaleçam o campo da prática e conduzam o licenciando a exercitar de forma ativa a relação entre teoria e prática profissional docente [...]” (BRASIL, 2018b, p. 01). Define que a “residência pedagógica é uma atividade de formação realizada por um discente regularmente matriculado em curso de licenciatura e desenvolvida numa escola pública de educação básica, denominada escola-campo”. (BRASIL, 2018b, p. 01). Assim, ocorre a imersão de licenciandos na escola de Educação Básica e prevê sua formação teórico-prática, acompanhados de um professor da escola experiente em sua área de ensino, chamado de preceptor, e de um docente orientador na Instituição de Ensino Superior. Nesse sentido, esta pesquisa objetivou investigar e refletir sobre como o PRP está afetando uma escola-campo no município de São Gabriel/RS e a práxis da professora preceptora que nela atua, bem com a formação acadêmico-profissional da mesma e dos residentes que fazem parte do Subprojeto Institucional Multidisciplinar Ciências, Biologia, Química, Física e Matemática da Universidade Federal do Pampa, núcleo de São Gabriel. Esta pesquisa exploratória e qualitativa, caracteriza-se como um estudo de caso. Foram instrumentos de coleta de dados três formulários, cada um com uma questão, sendo um dirigido aos gestores da escola, outro aos residentes e o terceiro à preceptora. Os questionamentos foram respondidos com uma pequena narrativa escrita. Os resultados foram extraídos da leitura, interpretação e reflexão sobre elas e possibilitaram verificar que o PRP está contribuindo para escola-campo por meio de novas ideias e atividades diferenciadas para os estudantes. O Programa também está enriquecendo a prática pedagógica e impulsionando a formação continuada da preceptora e possibilita uma formação teórico-prática aos licenciandos que modificaram e desenvolveram suas visões sobre a educação por meio da imersão na escola de Educação Básica. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação acadêmico-profissional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Programa de Residência Pedagógica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Política Nacional de Formação de Professores. | - |
| Título: dc.title | NARRATIVAS SOBRE A FORMAÇÃO ACADÊMICO-PROFISSIONAL A PARTIR DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
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