NARRATIVAS SOBRE A FORMAÇÃO ACADÊMICO-PROFISSIONAL A PARTIR DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorMayra Ceschini-
Autor(es): dc.creatorElena Mello-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:32:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:32:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-09-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91227-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91227-
Descrição: dc.descriptionA formação docente está prevista na legislação nacional, que dispõe sobre a prática profissional e sobre a necessidade da constante construção de conhecimentos para os educadores, articulando ensino e pesquisa, por meio de práticas formativas, sendo algumas fomentadas por políticas públicas. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) foi uma política exitosa na formação de professores, que foi reformulada e descaracterizada com o Programa de Residência Pedagógica (PRP). O PRP foi instituído pela Portaria nº 38/2018 e pelo Edital no 06/2018 da CAPES (BRASIL, 2018a, 2018b). Dentre os objetivos do Edital, tem-se: “Aperfeiçoar a formação dos discentes de cursos de licenciatura, por meio do desenvolvimento de projetos que fortaleçam o campo da prática e conduzam o licenciando a exercitar de forma ativa a relação entre teoria e prática profissional docente [...]” (BRASIL, 2018b, p. 01). Define que a “residência pedagógica é uma atividade de formação realizada por um discente regularmente matriculado em curso de licenciatura e desenvolvida numa escola pública de educação básica, denominada escola-campo”. (BRASIL, 2018b, p. 01). Assim, ocorre a imersão de licenciandos na escola de Educação Básica e prevê sua formação teórico-prática, acompanhados de um professor da escola experiente em sua área de ensino, chamado de preceptor, e de um docente orientador na Instituição de Ensino Superior. Nesse sentido, esta pesquisa objetivou investigar e refletir sobre como o PRP está afetando uma escola-campo no município de São Gabriel/RS e a práxis da professora preceptora que nela atua, bem com a formação acadêmico-profissional da mesma e dos residentes que fazem parte do Subprojeto Institucional Multidisciplinar Ciências, Biologia, Química, Física e Matemática da Universidade Federal do Pampa, núcleo de São Gabriel. Esta pesquisa exploratória e qualitativa, caracteriza-se como um estudo de caso. Foram instrumentos de coleta de dados três formulários, cada um com uma questão, sendo um dirigido aos gestores da escola, outro aos residentes e o terceiro à preceptora. Os questionamentos foram respondidos com uma pequena narrativa escrita. Os resultados foram extraídos da leitura, interpretação e reflexão sobre elas e possibilitaram verificar que o PRP está contribuindo para escola-campo por meio de novas ideias e atividades diferenciadas para os estudantes. O Programa também está enriquecendo a prática pedagógica e impulsionando a formação continuada da preceptora e possibilita uma formação teórico-prática aos licenciandos que modificaram e desenvolveram suas visões sobre a educação por meio da imersão na escola de Educação Básica.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectFormação acadêmico-profissional-
Palavras-chave: dc.subjectPrograma de Residência Pedagógica-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica Nacional de Formação de Professores.-
Título: dc.titleNARRATIVAS SOBRE A FORMAÇÃO ACADÊMICO-PROFISSIONAL A PARTIR DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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