
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL | - |
| Autor(es): dc.creator | Leandro Gomes Moreira Cruz | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:34:14Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:34:14Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-08 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91223 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91223 | - |
| Descrição: dc.description | Neste artigo pretendemos contribuir para o debate que vem sendo realizado sobre o crescente enfoque nas chamadas habilidades socioemocionais na educação brasileira. Este trabalho foi elaborado a partir do Programa de Residência Pedagógica (PRP), em particular, partindo das atividades desenvolvidas pelos residentes na Escola de Educação Básica Coronel Ernesto Bertaso, em Chapecó-SC, em que se encontra o Subprojeto de História do PRP da Universidade Federal da Fronteira Sul, projeto em vigência desde o mês de Agosto de 2018. Para tal, demonstramos como estão colocadas as habilidades socioemocionais na Base Nacional Comum Curricular, apontando em que momentos são acionadas as referidas habilidades e, se de alguma maneira, é possível definir o conceito através da leitura do texto da BNCC. Em seguida, apresentamos alguns dos argumentos críticos à implantação de avaliações do desenvolvimento educacional a partir das habilidades socioemocionais. Algumas pesquisas atuais já estão se dedicando à construção de uma visão crítica em relação a abordagem socioemocional, tanto no viés educacional/pedagógico, quanto por outras áreas da ciência como a pedagogia, psicologia, entre outras. Para apontar alguns aspectos críticos, utilizamos principalmente as pesquisas de Tássia Ciervo e Ana Luiza Bustamante Smolka, que se contrapõem em diversos pontos ao relatório do projeto-piloto realizado pelo Instituto Ayrton Senna. O relatório citado apontou os resultados do primeiro esforço de implantação da centralidade das competências socioemocionais, e vem sendo utilizado como um legitimador para políticas pulicas que privilegiem o chamado desenvolvimento socioemocional. Considerando o relatório e suas críticas, realizamos um pequeno relato das percepções sobre como as habilidades socioemocionais estão sendo trabalhadas, procurando fazer uma ligação com algumas teses do filósofo Byung-Chul Han acerca das novas necessidades da sociedade pós-moderna, as quais parecem estar intrinsicamente ligadas à necessidade do desenvolvimento das habilidades socioemocionais no âmbito escolar, afim de refletir sobre as consequências que a efetivação desse tipo de abordagem pode gerar nos ambientes educacionais. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | docência | - |
| Palavras-chave: dc.subject | práticas pedagógicas | - |
| Título: dc.title | BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS: REFLEXÕES A PARTIR DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: