BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS: REFLEXÕES A PARTIR DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorUNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL-
Autor(es): dc.creatorLeandro Gomes Moreira Cruz-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:34:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:34:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91223-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91223-
Descrição: dc.descriptionNeste artigo pretendemos contribuir para o debate que vem sendo realizado sobre o crescente enfoque nas chamadas habilidades socioemocionais na educação brasileira. Este trabalho foi elaborado a partir do Programa de Residência Pedagógica (PRP), em particular, partindo das atividades desenvolvidas pelos residentes na Escola de Educação Básica Coronel Ernesto Bertaso, em Chapecó-SC, em que se encontra o Subprojeto de História do PRP da Universidade Federal da Fronteira Sul, projeto em vigência desde o mês de Agosto de 2018. Para tal, demonstramos como estão colocadas as habilidades socioemocionais na Base Nacional Comum Curricular, apontando em que momentos são acionadas as referidas habilidades e, se de alguma maneira, é possível definir o conceito através da leitura do texto da BNCC. Em seguida, apresentamos alguns dos argumentos críticos à implantação de avaliações do desenvolvimento educacional a partir das habilidades socioemocionais. Algumas pesquisas atuais já estão se dedicando à construção de uma visão crítica em relação a abordagem socioemocional, tanto no viés educacional/pedagógico, quanto por outras áreas da ciência como a pedagogia, psicologia, entre outras. Para apontar alguns aspectos críticos, utilizamos principalmente as pesquisas de Tássia Ciervo e Ana Luiza Bustamante Smolka, que se contrapõem em diversos pontos ao relatório do projeto-piloto realizado pelo Instituto Ayrton Senna. O relatório citado apontou os resultados do primeiro esforço de implantação da centralidade das competências socioemocionais, e vem sendo utilizado como um legitimador para políticas pulicas que privilegiem o chamado desenvolvimento socioemocional. Considerando o relatório e suas críticas, realizamos um pequeno relato das percepções sobre como as habilidades socioemocionais estão sendo trabalhadas, procurando fazer uma ligação com algumas teses do filósofo Byung-Chul Han acerca das novas necessidades da sociedade pós-moderna, as quais parecem estar intrinsicamente ligadas à necessidade do desenvolvimento das habilidades socioemocionais no âmbito escolar, afim de refletir sobre as consequências que a efetivação desse tipo de abordagem pode gerar nos ambientes educacionais.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectdocência-
Palavras-chave: dc.subjectpráticas pedagógicas-
Título: dc.titleBASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS: REFLEXÕES A PARTIR DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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