
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Comoretto Parcianello | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:07:37Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:07:37Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-08 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91222 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91222 | - |
| Descrição: dc.description | O objetivo deste trabalho é ressaltar a importância das atividades realizadas no segundo semestre do ano letivo de 2018 e a seguir no ano letivo de 2019, por acadêmicos licenciandos e bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID-CAPES), realizados com os alunos de ensino médio em uma Escola Estadual de Educação Básica localizada em uma cidade no interior do Estado do Rio Grande do Sul/RS. Este trabalho ressalta as atividades que foram desenvolvidas na escola: seminários com professores da escola para elucidar o que é o PIBID-CAPES, seminários com os alunos do terceiros anos, “O Ensino médio está terminando e agora? Este seminário procurou dividir as experiências entre os alunos do ensino médio e os acadêmicos de licenciaturas e bolsistas. Seminário que debateu os “30 anos de Constituição Federal Brasileira” com os alunos dos 2ª anos do ensino médio. Palestras com o tema: a automutilação na adolescência, o que fazer? Essa palestra aconteceu no início do ano letivo abrangendo todos alunos da tarde, sendo os primeiros, segundos e terceiros anos na parte da tarde, e na parte da noite toda a comunidade escolar, os pais de alunos, os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) noturno, e a comunidade escolar e em outra oportunidade com o mesmo tema, mas dirigido aos professores estaduais e municipais em uma atividade em conjunto a secretaria municipal de educação do município. Atividades essas, que foram sempre sugeridas pela escola em um consenso de realizar o trabalho continuamente tendo em vista os principais objetivos pré-estabelecido pelo edital do PIBID-CAPES, envolvendo no contexto escolar os acadêmicos dos cursos de licenciatura plena e bolsistas, desenvolvendo um trabalho com alunos do ensino médio, sempre com a presença da Coordenadora institucional e supervisora das instituições de ensino. A avaliação dos alunos do ensino médio em relação as atividades desenvolvidas foi satisfatória, pois alguns alunos destacam a importância das discussões e a forma de abordagem, os seminários, as trocas de experiências com os acadêmicos da graduação. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cursos. Educação. Professores | - |
| Título: dc.title | A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO ENSINO MÉDIO POR ACADÊMICOS DO CURSO DE FILOSOFIA E BOLSISTAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID-CAPES NA ESCOLA | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: