A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO ENSINO MÉDIO POR ACADÊMICOS DO CURSO DE FILOSOFIA E BOLSISTAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID-CAPES NA ESCOLA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorComoretto Parcianello-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:07:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:07:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91222-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91222-
Descrição: dc.descriptionO objetivo deste trabalho é ressaltar a importância das atividades realizadas no segundo semestre do ano letivo de 2018 e a seguir no ano letivo de 2019, por acadêmicos licenciandos e bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID-CAPES), realizados com os alunos de ensino médio em uma Escola Estadual de Educação Básica localizada em uma cidade no interior do Estado do Rio Grande do Sul/RS. Este trabalho ressalta as atividades que foram desenvolvidas na escola: seminários com professores da escola para elucidar o que é o PIBID-CAPES, seminários com os alunos do terceiros anos, “O Ensino médio está terminando e agora? Este seminário procurou dividir as experiências entre os alunos do ensino médio e os acadêmicos de licenciaturas e bolsistas. Seminário que debateu os “30 anos de Constituição Federal Brasileira” com os alunos dos 2ª anos do ensino médio. Palestras com o tema: a automutilação na adolescência, o que fazer? Essa palestra aconteceu no início do ano letivo abrangendo todos alunos da tarde, sendo os primeiros, segundos e terceiros anos na parte da tarde, e na parte da noite toda a comunidade escolar, os pais de alunos, os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) noturno, e a comunidade escolar e em outra oportunidade com o mesmo tema, mas dirigido aos professores estaduais e municipais em uma atividade em conjunto a secretaria municipal de educação do município. Atividades essas, que foram sempre sugeridas pela escola em um consenso de realizar o trabalho continuamente tendo em vista os principais objetivos pré-estabelecido pelo edital do PIBID-CAPES, envolvendo no contexto escolar os acadêmicos dos cursos de licenciatura plena e bolsistas, desenvolvendo um trabalho com alunos do ensino médio, sempre com a presença da Coordenadora institucional e supervisora das instituições de ensino. A avaliação dos alunos do ensino médio em relação as atividades desenvolvidas foi satisfatória, pois alguns alunos destacam a importância das discussões e a forma de abordagem, os seminários, as trocas de experiências com os acadêmicos da graduação.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectCursos. Educação. Professores-
Título: dc.titleA IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO ENSINO MÉDIO POR ACADÊMICOS DO CURSO DE FILOSOFIA E BOLSISTAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID-CAPES NA ESCOLA-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.