Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Gabriel Evaristo | - |
Autor(es): dc.creator | Fabiana Pauletti | - |
Autor(es): dc.creator | Vitor Almeida | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:20:28Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:20:28Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-07 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91218 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91218 | - |
Descrição: dc.description | O objetivo deste artigo é relatar a elaboração e a avaliação de um jogo didático sobre o ensino de funções inorgânicas. A relevância desse trabalho é no sentido de demonstrar as particularidades desde o planejamento até a execução desse jogo didático, a fim de instrumentalizar os professores de Química para o desenvolvimento e uso de atividades lúdicas. É nesse contexto que construímos o jogo didático chamado “Circle Game ABSO”. Para construir esse material lúdico reutilizamos materiais reciclados e focamos na temática das funções inorgânicas para os anos finais do ensino fundamental e do ensino médio. O jogo consiste na interação pergunta-resposta para o preenchimento de um caminho que dá acesso ao vencedor do jogo. Esse jogo foi desenvolvido na disciplina de Instrumentação para o Ensino de Química do curso de licenciatura em Química da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Após planejarmos e desenvolvermos o jogo Circle Game ABSO construímos um plano de aula e ministramos uma aula sobre o conceito de funções inorgânicas. A avaliação do uso desse material lúdico nos faz advogar a favor do uso desse tipo de estratégia didática no ensino de Química, visto que os estudantes que jogaram esse jogo se empolgaram com essa atividade, sendo possível avaliar a aprendizagem sobre as funções inorgânicas do tipo de ácidos, bases, sais e óxidos. Ademais, podemos avaliar nosso próprio material didático e nossa atuação como docentes em Química. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Química, jogo didático, funções inorgânicas. | - |
Título: dc.title | ENSINO DE FUNÇÕES INORGÂNICAS PERANTE O JOGO DIDÁTICO CIRCLE GAME ABSO | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: