ENSINO DE FUNÇÕES INORGÂNICAS PERANTE O JOGO DIDÁTICO CIRCLE GAME ABSO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorGabriel Evaristo-
Autor(es): dc.creatorFabiana Pauletti-
Autor(es): dc.creatorVitor Almeida-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:20:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:20:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91218-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91218-
Descrição: dc.descriptionO objetivo deste artigo é relatar a elaboração e a avaliação de um jogo didático sobre o ensino de funções inorgânicas. A relevância desse trabalho é no sentido de demonstrar as particularidades desde o planejamento até a execução desse jogo didático, a fim de instrumentalizar os professores de Química para o desenvolvimento e uso de atividades lúdicas. É nesse contexto que construímos o jogo didático chamado “Circle Game ABSO”. Para construir esse material lúdico reutilizamos materiais reciclados e focamos na temática das funções inorgânicas para os anos finais do ensino fundamental e do ensino médio. O jogo consiste na interação pergunta-resposta para o preenchimento de um caminho que dá acesso ao vencedor do jogo. Esse jogo foi desenvolvido na disciplina de Instrumentação para o Ensino de Química do curso de licenciatura em Química da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Após planejarmos e desenvolvermos o jogo Circle Game ABSO construímos um plano de aula e ministramos uma aula sobre o conceito de funções inorgânicas. A avaliação do uso desse material lúdico nos faz advogar a favor do uso desse tipo de estratégia didática no ensino de Química, visto que os estudantes que jogaram esse jogo se empolgaram com essa atividade, sendo possível avaliar a aprendizagem sobre as funções inorgânicas do tipo de ácidos, bases, sais e óxidos. Ademais, podemos avaliar nosso próprio material didático e nossa atuação como docentes em Química.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Química, jogo didático, funções inorgânicas.-
Título: dc.titleENSINO DE FUNÇÕES INORGÂNICAS PERANTE O JOGO DIDÁTICO CIRCLE GAME ABSO-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.