Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Pedro Gonzalez | - |
Autor(es): dc.creator | Luciana de Oliveira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:55:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:55:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-09 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91217 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91217 | - |
Descrição: dc.description | A teoria de registros de representação semiótica de Raymond Duval mostra-se eficaz nos processos de ensino-aprendizagem e, dito isso, foi visto nela uma oportunidade de desenvolver um material sob a sua perspectiva. Ela é definida como sendo as produções constituídas pelo emprego de signos pertencentes a um sistema de registros. Dentro desses sistemas de registros, é possível trabalhar com diversas representações diferentes para um mesmo objeto matemático. Neste trabalho, é mostrado o processo de criação, durante um período de seis meses, de uma apostila de matemática básica e um material didático acerca dos conteúdos de potências e raízes, tanto para alunos quanto para os professores de matemática. O primeiro material, uma apostila direcionada aos alunos, foi criado pensando no aluno que apresenta dificuldade com a matemática básica e foi desenvolvida pensando na possibilidade de o aluno estudar sozinho com ela como uma forma de revisão ou reforço dos seus conteúdos. Esta primeira apostila foi feita de forma linear, com teorias, propriedades, exercícios de resolução de problemas e jogos. Já o segundo material “Caderno de Situações”, fundamentado na teoria de registros de representação semiótica, foi formatado como um guia de situações que o professor poderá aplicar em sala de aula, podendo usar qualquer atividade desejada, não seguindo uma linearidade de conteúdos. Espera-se que o professor possa seguir as sugestões do guia tendo em mente as diversas possibilidades que a teoria de representação semiótica tem a oferecer para um melhor aprendizado dos alunos. O intuito deste trabalho é mostrar as possibilidades de se trabalhar com diferentes materiais didáticos, de formatos distintos, tanto na perspectiva do professor de matemática quanto do aluno, buscando a melhor forma de se utilizar deles. Após intervenção em sala de aula, concluiu-se como a utilização da teoria em uma situação torna o entendimento do conteúdo mais visível e dá oportunidades ao aluno de relacionar os diversos modos de se representar um objeto, para que assim possa reconhecê-lo e manipulá-lo da melhor forma. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
Palavras-chave: dc.subject | semiótica | - |
Palavras-chave: dc.subject | situações de ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | representações. | - |
Título: dc.title | PROCESSO DE ELABORAÇÃO DE CADERNOS DE SITUAÇÕES PARA ALUNOS E PROFESSORES. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: