
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Cerro Largo | - |
| Autor(es): dc.creator | carline limana | - |
| Autor(es): dc.creator | Geni Vanderléia Moura da Costa | - |
| Autor(es): dc.creator | Ana Cecilia Teixeira Gonçalves | - |
| Autor(es): dc.creator | Jeize de Fátima Batista | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:37:02Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:37:02Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-07 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91216 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91216 | - |
| Descrição: dc.description | O pôster em questão visa à socialização parcial das atividades desenvolvidas no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) vinculado ao curso de Graduação em Letras Português e Espanhol – Licenciatura, da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Cerro Largo. Tendo em vista a busca da integração entre teoria e prática prevista no Programa, nossa intenção foi desenvolver um trabalho que envolvesse o ensino-aprendizagem da Língua espanhola e de suas literaturas, de forma mais humana e crítica, juntamente a uma das escolas da região. Para que isso fosse possível, no primeiro semestre de atividades do Programa, os pibidianos envolveram-se em práticas de escrita reflexivas, pensando a docência a partir de teorias bases que dariam um maior suporte à prática. Divididos os grupos em suas respectivas áreas, foram planejadas, na área de Língua Espanhola, oficinas que tivessem como foco principal a formação crítica e cidadã dos sujeitos envolvidos na práxis educativa. Trabalhando com uma perspectiva sociointeracionista, foram elencadas temáticas sociais para os talleres em desenvolvimento na Escola Estadual de Ensino Fundamental Padre Traezel, tais como: Bullying, equidade de gênero, racismo, homofobia, direitos e deveres, entre outras questões sobre as quais se faz necessário discutir no contexto atual. Para tanto, utilizou-se da interação como principal artifício, fazendo com que os envolvidos no Programa (universidade/escola/alunos) refletissem a partir das temáticas discutidas e que o ensino-aprendizagem adquirisse, assim, uma maior significância, constituindo-se, realmente, como algo produtivo, capaz de ultrapassar fronteiras linguísticas e moldar-se na pluralidade. Desse modo, os acadêmicos em formação puderam experimentar a práxis educativa – com o desafio de se tratar de uma língua que não a materna –, percebendo as discussões teóricas em sua prática e selecionando as que parecem mais pertinentes à docência, além de ter um maior contato com os percalços que se dão no exercício da profissão. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Conscientização | - |
| Palavras-chave: dc.subject | formação docente | - |
| Palavras-chave: dc.subject | literatura | - |
| Título: dc.title | O PIBID E O DESENVOLVIMENTO DA CRITICIDADE DO ALUNO SOB A ÓTICA DA LITERATURA HISPÂNICA | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: