O PIBID E O DESENVOLVIMENTO DA CRITICIDADE DO ALUNO SOB A ÓTICA DA LITERATURA HISPÂNICA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorUniversidade Federal da Fronteira Sul, campus Cerro Largo-
Autor(es): dc.creatorcarline limana-
Autor(es): dc.creatorGeni Vanderléia Moura da Costa-
Autor(es): dc.creatorAna Cecilia Teixeira Gonçalves-
Autor(es): dc.creatorJeize de Fátima Batista-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:37:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:37:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91216-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91216-
Descrição: dc.descriptionO pôster em questão visa à socialização parcial das atividades desenvolvidas no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) vinculado ao curso de Graduação em Letras Português e Espanhol – Licenciatura, da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Cerro Largo. Tendo em vista a busca da integração entre teoria e prática prevista no Programa, nossa intenção foi desenvolver um trabalho que envolvesse o ensino-aprendizagem da Língua espanhola e de suas literaturas, de forma mais humana e crítica, juntamente a uma das escolas da região. Para que isso fosse possível, no primeiro semestre de atividades do Programa, os pibidianos envolveram-se em práticas de escrita reflexivas, pensando a docência a partir de teorias bases que dariam um maior suporte à prática. Divididos os grupos em suas respectivas áreas, foram planejadas, na área de Língua Espanhola, oficinas que tivessem como foco principal a formação crítica e cidadã dos sujeitos envolvidos na práxis educativa. Trabalhando com uma perspectiva sociointeracionista, foram elencadas temáticas sociais para os talleres em desenvolvimento na Escola Estadual de Ensino Fundamental Padre Traezel, tais como: Bullying, equidade de gênero, racismo, homofobia, direitos e deveres, entre outras questões sobre as quais se faz necessário discutir no contexto atual. Para tanto, utilizou-se da interação como principal artifício, fazendo com que os envolvidos no Programa (universidade/escola/alunos) refletissem a partir das temáticas discutidas e que o ensino-aprendizagem adquirisse, assim, uma maior significância, constituindo-se, realmente, como algo produtivo, capaz de ultrapassar fronteiras linguísticas e moldar-se na pluralidade. Desse modo, os acadêmicos em formação puderam experimentar a práxis educativa – com o desafio de se tratar de uma língua que não a materna –, percebendo as discussões teóricas em sua prática e selecionando as que parecem mais pertinentes à docência, além de ter um maior contato com os percalços que se dão no exercício da profissão.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectConscientização-
Palavras-chave: dc.subjectformação docente-
Palavras-chave: dc.subjectliteratura-
Título: dc.titleO PIBID E O DESENVOLVIMENTO DA CRITICIDADE DO ALUNO SOB A ÓTICA DA LITERATURA HISPÂNICA-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.