Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Christian Guilherme | - |
Autor(es): dc.creator | Matheus Vidoto | - |
Autor(es): dc.creator | Fabiana Pauletti | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:42:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:42:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91215 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91215 | - |
Descrição: dc.description | O ensino de Química e de modo específico de ligações químicas, muitas vezes é ensinado de maneira fragmentada e sem as devidas inter-relações com dos demais conceitos químicos, o que pode contribuir com o distanciamento da Química em nosso cotidiano. O presente trabalho tem como objetivo discutir e avaliar o uso de recursos alternativos para o ensino do conteúdo de ligações químicas, direcionado aos anos finais do ensino fundamental. O desenvolvimento de um material didático para o ensino de ligações químicas foi elaborado numa disciplina de formação docente de um curso de Licenciatura em Química de uma universidade do estado do Paraná. Além do desenvolvimento desse material didático, elaboramos um plano de aula e ministramos uma aula sobre o conceito de Química escolhido (ligações químicas) nessa disciplina. Para isso, utilizamos, também, como recursos a experimentação e um software educativo de apoio ao ensino de ligações químicas. Esses recursos utilizados, são de extrema importância, sobretudo, no ensino de conceitos químicos, que por natureza são altamente abstratos. Em resultado, a aula ministrada mostrou-se essencial pois possibilitou acompanhar o potencial do material didático desenvolvido e sua aplicabilidade no contexto educativo, com vistas a avaliação de aspectos que devem ser aprimorados para uma futura aplicação em sala de aula. O destaque desse material desenvolvido é pela utilização de recursos de baixo custo juntamente com a facilidade de manuseio por parte dos estudantes o que sem dúvida contribui para a aprendizagem de conceitos abstratos. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
Palavras-chave: dc.subject | Material didático | - |
Palavras-chave: dc.subject | Recursos alternativos | - |
Palavras-chave: dc.subject | ligações químicas. | - |
Título: dc.title | AVALIANDO O POTENCIAL DIDÁTICO DE UM MATERIAL CONSTRUÍDO PARA O ENSINO DE LIGAÇÕES QUÍMICAS | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: