AVALIANDO O POTENCIAL DIDÁTICO DE UM MATERIAL CONSTRUÍDO PARA O ENSINO DE LIGAÇÕES QUÍMICAS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorChristian Guilherme-
Autor(es): dc.creatorMatheus Vidoto-
Autor(es): dc.creatorFabiana Pauletti-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:42:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:42:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91215-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91215-
Descrição: dc.descriptionO ensino de Química e de modo específico de ligações químicas, muitas vezes é ensinado de maneira fragmentada e sem as devidas inter-relações com dos demais conceitos químicos, o que pode contribuir com o distanciamento da Química em nosso cotidiano. O presente trabalho tem como objetivo discutir e avaliar o uso de recursos alternativos para o ensino do conteúdo de ligações químicas, direcionado aos anos finais do ensino fundamental. O desenvolvimento de um material didático para o ensino de ligações químicas foi elaborado numa disciplina de formação docente de um curso de Licenciatura em Química de uma universidade do estado do Paraná. Além do desenvolvimento desse material didático, elaboramos um plano de aula e ministramos uma aula sobre o conceito de Química escolhido (ligações químicas) nessa disciplina. Para isso, utilizamos, também, como recursos a experimentação e um software educativo de apoio ao ensino de ligações químicas. Esses recursos utilizados, são de extrema importância, sobretudo, no ensino de conceitos químicos, que por natureza são altamente abstratos. Em resultado, a aula ministrada mostrou-se essencial pois possibilitou acompanhar o potencial do material didático desenvolvido e sua aplicabilidade no contexto educativo, com vistas a avaliação de aspectos que devem ser aprimorados para uma futura aplicação em sala de aula. O destaque desse material desenvolvido é pela utilização de recursos de baixo custo juntamente com a facilidade de manuseio por parte dos estudantes o que sem dúvida contribui para a aprendizagem de conceitos abstratos.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectMaterial didático-
Palavras-chave: dc.subjectRecursos alternativos-
Palavras-chave: dc.subjectligações químicas.-
Título: dc.titleAVALIANDO O POTENCIAL DIDÁTICO DE UM MATERIAL CONSTRUÍDO PARA O ENSINO DE LIGAÇÕES QUÍMICAS-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.