AULAS PRÁTICAS DE BIOLOGIA: PROPOSTA DE APLICAÇÃO EM METODOLOGIA ATIVA, PLANEJAMENTO E MONTAGEM DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O 1º ANO DO ENSINO MÉDIO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorVanessa de Pereira-
Autor(es): dc.creatorCamila Hokasono-
Autor(es): dc.creatorAna Marcia Hernandes de Souza-
Autor(es): dc.creatorFabiana de Carvalho-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:16:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:16:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91214-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91214-
Descrição: dc.descriptionO presente artigo contém uma proposta de aplicação de um método alternativo para o desenvolvimento de aulas expositivas dialogadas no ensino de biologia com metodologia ativa, na qual o indivíduo é o agente principal e responsável pelo seu próprio aprendizado. O artigo traz também o processo de montagem e planejamento da apostila de aulas práticas a qual irá ser utilizada como material didático nas aulas a serem aplicadas para alunos do 1º ano do ensino médio de uma escola pública estadual no Estado do Paraná. A organização da apostila teve como proposta norteadora a metodologia ativa a qual visa o desenvolvimento de uma aprendizagem mais efetiva ao aluno que assistirá às aulas, esta metodologia também facilita a interação entre professor e aluno, visto que a expectativa é de que o aluno compareça a aula com questionamentos a serem respondidos. As práticas utilizadas na apostila foram baseadas em uma bibliografia já existente, sendo adaptadas devido as dificuldades identificadas pelos próprios alunos e pela professora preceptora regente da turma. Existem muitos problemas e barreiras a serem ultrapassadas para execução de uma aula experimental em uma escola pública, como por exemplo a falta de recursos, o tempo de aula muito curto, número muito grande de alunos por sala de aula, laboratórios não preparados, entre outros. O artigo traz uma proposta de atividades interativas para que os alunos tenham contato com aulas laboratoriais de forma expositiva dialogada antes da entrada na vida acadêmica tentando sanar os problemas encontrados atualmente que dificultam as aulas experimentais. O objetivo do estudo foi de direcionar os alunos na execução de sua rotina de laboratório, de forma que eles se familiarizem com o método científico, assim como uma maneira alternativa de planejamento das aulas e por fim apresentar a apostila para ser utilizada como meio didático da aula expositiva.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectMetodologia ativa-
Palavras-chave: dc.subjectMaterial didático-
Palavras-chave: dc.subjectAulas práticas-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio.-
Título: dc.titleAULAS PRÁTICAS DE BIOLOGIA: PROPOSTA DE APLICAÇÃO EM METODOLOGIA ATIVA, PLANEJAMENTO E MONTAGEM DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O 1º ANO DO ENSINO MÉDIO-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.