
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Vanessa de Pereira | - |
| Autor(es): dc.creator | Camila Hokasono | - |
| Autor(es): dc.creator | Ana Marcia Hernandes de Souza | - |
| Autor(es): dc.creator | Fabiana de Carvalho | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:16:53Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:16:53Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-07 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91214 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91214 | - |
| Descrição: dc.description | O presente artigo contém uma proposta de aplicação de um método alternativo para o desenvolvimento de aulas expositivas dialogadas no ensino de biologia com metodologia ativa, na qual o indivíduo é o agente principal e responsável pelo seu próprio aprendizado. O artigo traz também o processo de montagem e planejamento da apostila de aulas práticas a qual irá ser utilizada como material didático nas aulas a serem aplicadas para alunos do 1º ano do ensino médio de uma escola pública estadual no Estado do Paraná. A organização da apostila teve como proposta norteadora a metodologia ativa a qual visa o desenvolvimento de uma aprendizagem mais efetiva ao aluno que assistirá às aulas, esta metodologia também facilita a interação entre professor e aluno, visto que a expectativa é de que o aluno compareça a aula com questionamentos a serem respondidos. As práticas utilizadas na apostila foram baseadas em uma bibliografia já existente, sendo adaptadas devido as dificuldades identificadas pelos próprios alunos e pela professora preceptora regente da turma. Existem muitos problemas e barreiras a serem ultrapassadas para execução de uma aula experimental em uma escola pública, como por exemplo a falta de recursos, o tempo de aula muito curto, número muito grande de alunos por sala de aula, laboratórios não preparados, entre outros. O artigo traz uma proposta de atividades interativas para que os alunos tenham contato com aulas laboratoriais de forma expositiva dialogada antes da entrada na vida acadêmica tentando sanar os problemas encontrados atualmente que dificultam as aulas experimentais. O objetivo do estudo foi de direcionar os alunos na execução de sua rotina de laboratório, de forma que eles se familiarizem com o método científico, assim como uma maneira alternativa de planejamento das aulas e por fim apresentar a apostila para ser utilizada como meio didático da aula expositiva. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Metodologia ativa | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Material didático | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aulas práticas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio. | - |
| Título: dc.title | AULAS PRÁTICAS DE BIOLOGIA: PROPOSTA DE APLICAÇÃO EM METODOLOGIA ATIVA, PLANEJAMENTO E MONTAGEM DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O 1º ANO DO ENSINO MÉDIO | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: