PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO POR MONITORIA; LISTAS DE EXERCÍCIOS E AUXÍLIO PARA ESTUDO DIRIGIDO DESENVOLVIDO POR ALUNOS DO PIBID

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorBruno Ziroldo-
Autor(es): dc.creatorVitória Rosa-
Autor(es): dc.creatorBeatriz Andrello-
Autor(es): dc.creatorCarolini de Paula-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:06:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:06:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-09-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91213-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91213-
Descrição: dc.descriptionO presente artigo descreve a experiência de monitoria na disciplina de Biologia, componente curricular dos cursos Técnico em Biotecnologia integrado ao Ensino Médio e Técnico em Informática integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal do Paraná - IFPR, Campus Londrina, no ano letivo de 2019. Nesse sentido, entende-se aqui monitoria como uma atividade extra curricular de participação facultativa, oferecida aos estudantes do ensino médio técnico, organizada e desempenhada por discentes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal do Paraná - Campus Londrina, bolsistas do PIBID. A equipe de alunos monitores atuou na resolução de dúvidas e exercícios; revisão de conteúdos abordados em sala; e elaboração e acompanhamentos de planos de estudos específicos voltados à exames vestibulares e olimpíadas estudantis, tais como Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB). A atividade de monitoria ocorreu no período vespertino durante o primeiro semestre do ano letivo de 2019 e visou atender não só os alunos do ensino médio que apresentavam dúvidas na disciplina de biologia mas também atuar como complemento e parceria ao projeto do Cursinho de Biologia, criado e desenvolvido por outros estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, bolsistas vinculados ao programa de Residência Pedagógica. É de se destacar que durante a realização da segunda fase da OBB, houve a elaboração e execução de um plano de estudos individual e específico que atendeu, orientou e preparou uma aluna para a realização da prova. O desenvolvimento dessas atividades, demonstra a importância da monitoria para a disciplina de Biologia, potencializando o trabalho desenvolvido em sala de aula e no cursinho, complementando o aprendizado, sanando dúvidas e melhorando o preparo de alunos que desejam prestar ENEM e outros exames vestibulares, bem como olimpíadas relacionadas a área de biologia.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectlista-de-exercícios-
Palavras-chave: dc.subjectmonitoria-
Palavras-chave: dc.subjectbiologia-
Palavras-chave: dc.subjectvestibulares-
Palavras-chave: dc.subjectPIBID-
Palavras-chave: dc.subjectENEM-
Título: dc.titlePROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO POR MONITORIA; LISTAS DE EXERCÍCIOS E AUXÍLIO PARA ESTUDO DIRIGIDO DESENVOLVIDO POR ALUNOS DO PIBID-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.