
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | JULIENE ZANETTE | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:54:45Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:54:45Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-07 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91211 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91211 | - |
| Descrição: dc.description | Esse artigo tratará da questão da inclusão dos alunos surdos no Instituto Federal do Paraná – Campus Paranaguá, no ensino médio. Tendo como método de análise a coleta de dados por meio de um questionário dissertativo, onde foi observado as experiências entre alunos ouvintes, surdos, interpretes e professores, sendo elas negativas ou positivas, com o intuito de analisar, como e se, há a devida inclusão do aluno surdo e quais as possibilidades possíveis para que se estabeleça um bom processo de aprendizagem. Pretendemos através desse material sensibilizar e conscientizar de que deve-se haver adaptações, adequações e utilização de recursos didáticos que auxiliem na aprendizagem, especialmente com os alunos surdos. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Surdo. Inclusão. Recursos. | - |
| Título: dc.title | “A INCLUSÃO DOS ALUNOS SURDOS NO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ – CAMPUS PARANAGUÁ, NO ENSINO MÉDIO” | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: