Investigações Matemáticas: uma situação de ensino envolvendo funções afim

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Autor(es): dc.creatorLaís de Souza Rocha-
Autor(es): dc.creatorHesrron Crysthoffer Porto Santana-
Autor(es): dc.creatorJoão Pedro Santos Brito Micheletti-
Autor(es): dc.creatorSergio Luiz Alves Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:48:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:48:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91210-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91210-
Descrição: dc.descriptionAtravés do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) na Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Curitiba foi proposta a elaboração de um plano de trabalho que focasse nas necessidades encontradas em sala de aula tanto por parte do professor quanto dos estudantes. Tal necessidade do professor se dá muitas vezes por falta de tempo de elaborar situações diferenciadas, tão necessárias para melhorar o processo de ensino-aprendizagem. Por parte dos estudantes temos, por muitas vezes, a falta de interesse na aula de matemática por estar muito afastada da realidade, por ser repetitiva, por não ter significado e também porque os estudantes não têm a oportunidade de elaborarem seus próprios questionamentos e respostas nas atividades propostas. Por isso, optou-se por dedicar o plano de trabalho do PIBID para a elaboração de situações de ensino utilizando algumas tendências metodológicas da Educação Matemática, especialmente a metodologia de Investigações Matemáticas, com o objetivo de melhorar as aulas, a fim de suprir a necessidade dos estudantes por aulas diferentes e de introduzirmos uma prática investigativa nas aulas de matemática. Tal prática consta na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um caminho interessante. Para tanto elaboramos uma situação de ensino para o ensino de função afim utilizando a metodologia de Investigações Matemáticas e também a Análise Didática, especialmente a Análise Cognitiva e a Análise Instrucional, para análise dos resultados obtidos. Observou-se que os estudantes, em sua maioria, gostaram da aula e da maneira diferente como as tarefas investigativas se constituem. Os que não gostaram disseram que a acharam mais difícil que as tarefas que usualmente fazem. Também se observou uma melhoria na interpretação de resultados matemáticos com relação a realidade e também na argumentação matemática.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectInvestigações Matemáticas-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise Didática-
Palavras-chave: dc.subjectFunção Afim-
Título: dc.titleInvestigações Matemáticas: uma situação de ensino envolvendo funções afim-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.