
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Autor(es): dc.creator | Laís de Souza Rocha | - |
| Autor(es): dc.creator | Hesrron Crysthoffer Porto Santana | - |
| Autor(es): dc.creator | João Pedro Santos Brito Micheletti | - |
| Autor(es): dc.creator | Sergio Luiz Alves Silva | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:48:01Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:48:01Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-08 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91210 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91210 | - |
| Descrição: dc.description | Através do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) na Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Curitiba foi proposta a elaboração de um plano de trabalho que focasse nas necessidades encontradas em sala de aula tanto por parte do professor quanto dos estudantes. Tal necessidade do professor se dá muitas vezes por falta de tempo de elaborar situações diferenciadas, tão necessárias para melhorar o processo de ensino-aprendizagem. Por parte dos estudantes temos, por muitas vezes, a falta de interesse na aula de matemática por estar muito afastada da realidade, por ser repetitiva, por não ter significado e também porque os estudantes não têm a oportunidade de elaborarem seus próprios questionamentos e respostas nas atividades propostas. Por isso, optou-se por dedicar o plano de trabalho do PIBID para a elaboração de situações de ensino utilizando algumas tendências metodológicas da Educação Matemática, especialmente a metodologia de Investigações Matemáticas, com o objetivo de melhorar as aulas, a fim de suprir a necessidade dos estudantes por aulas diferentes e de introduzirmos uma prática investigativa nas aulas de matemática. Tal prática consta na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um caminho interessante. Para tanto elaboramos uma situação de ensino para o ensino de função afim utilizando a metodologia de Investigações Matemáticas e também a Análise Didática, especialmente a Análise Cognitiva e a Análise Instrucional, para análise dos resultados obtidos. Observou-se que os estudantes, em sua maioria, gostaram da aula e da maneira diferente como as tarefas investigativas se constituem. Os que não gostaram disseram que a acharam mais difícil que as tarefas que usualmente fazem. Também se observou uma melhoria na interpretação de resultados matemáticos com relação a realidade e também na argumentação matemática. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Investigações Matemáticas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Análise Didática | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Função Afim | - |
| Título: dc.title | Investigações Matemáticas: uma situação de ensino envolvendo funções afim | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: