CONSCIÊNCIA AMBIENTAL ATRAVÉS DO TEMA OBSOLESCÊNCIA PROGRAMADA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO DO PIBID/FÍSICA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorRayla Lima-
Autor(es): dc.creatorAna Santos-
Autor(es): dc.creatorBruno Vecchi-
Autor(es): dc.creatorHeloísa Silva-
Autor(es): dc.creatorAlisson Martins-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:35:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:35:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91209-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91209-
Descrição: dc.descriptionSão apresentados os resultados de uma investigação, de natureza exploratória, que teve como objetivo analisar de que modo as/os estudantes de Ensino Médio de uma escola pública estadual da região central de Curitiba (PR) se relacionam com o uso e o descarte de aparelhos eletrônicos. A atividade de intervenção em sala de aula e a pesquisa foram desenvolvidas por estudantes do curso de Licenciatura em Física da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), vinculados ao subprojeto de Física da Instituição. As atividades procuraram estabelecer um diálogo com os conteúdos de ensino programadas, sem prejuízo ao planejamento para a disciplina de Física, tendo sido acompanhadas pela professora supervisora do PIBID, responsável, também, pelas turmas que participaram das atividades desenvolvidas pelos bolsistas. O presente artigo visa expor a visão dos discentes em relação ao tema obsolescência programada, trazendo as ideias centrais, as concepções, os questionamentos e argumentos que foram levantados dentro da Instituição de Ensino. Buscou-se, também, fazer um paralelo entre os temas: ciência, tecnologia, sociedade e meio ambiente, na disciplina de Física, para investigar se os discentes conseguiam agregar os conteúdos trabalhados em sala de aula com uma temática (Obsolescência Programada) que abordasse questões ambientais. Para a elaboração, do trabalho foram utilizados textos com o enfoque CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Meio Ambiente), que tem por objetivo associar a educação a temas como: descarte e utilização de produtos eletrônicos, mercado consumidor, problemas ambientais, desastres ambientais, prejuízos, escassez de recursos e como a educação se posiciona neste contexto ambiental. Percebeu-se certo desconhecimento dos estudantes em relação ao tema, porém, a proposta de discussão da temática produziu resultados que podem ser desenvolvidos e retomados em atividades futuras, com a sua continuidade em outros contextos e por meio da avaliação de suas potencialidades.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Física-
Palavras-chave: dc.subjectCTSA-
Palavras-chave: dc.subjectLixo Eletrônico-
Título: dc.titleCONSCIÊNCIA AMBIENTAL ATRAVÉS DO TEMA OBSOLESCÊNCIA PROGRAMADA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO DO PIBID/FÍSICA-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.