
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | waldomira silveira borges | - |
| Autor(es): dc.creator | Lizandra Cordeiro | - |
| Autor(es): dc.creator | MARIA Sousa | - |
| Autor(es): dc.creator | Beatriz LUCKMANN | - |
| Autor(es): dc.creator | Marcelo Lambach | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:44:37Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:44:37Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-08 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91204 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91204 | - |
| Descrição: dc.description | A química é vista por muitos estudantes do ensino médio como algo difícil e inalcançável, mas cabe ao professor desempenhar papel ativo na busca em mudar essa maneira de enxergar a disciplina. Para isso, um dos requisitos é a, utilização metodologias de ensino diversificadas, buscando atender às necessidades dos estudantes. Para tal, foi proposta a organização de uma atividade teatral para abordar conteúdos de química a partir de certa temática, no presente caso as barragens de dejetos de minérios, tendo em vista os desastre socioambientais ocorridos recentemente em Minas Gerais. A atividade está estruturada em três atos que contemplam os acontecimentos antes da instalação da barragem, depois da instalação, e sobre o incidente do rompimento, bem como os impactos para a população pós-acidente. O teatro contou com a participação ativa dos estudantes do ensino médio, desempenhando papéis diversos, sob a coordenação dos bolsistas do Programa de Iniciação à Docência. O projeto foi desenvolvido em três fases: 1º discussão sobre a metodologia utilizada, escolha do teatro interativo e análises das turmas do colégio; 2º escrita do roteiro e possíveis caminhos que o teatro pode tomar; 3º apresentação do teatro e discussões posteriores sobre os aspectos apresentados. Durante todas as etapas foi notório o desenvolvimento dos alunos Pibidianos quanto a sua formação profissional, além de auxiliar a expressão corporal o teatro também trás desafio quanto a diversificar a metodologia de ensino, pois deve ser pensado com calma para que os resultados sejam satisfatórios. Durante o teatro foi possível identificar que a maioria dos alunos se interessou por este modelo de ensino, participou ativamente do teatro dando sua opinião na forma escrita e também verbalmente, ao final pode se observar que conseguiram relacionar os conteúdos de química com as atividades desenvolvidas no teatro com os posicionamentos utilizados para decidir como deveria transcorrer o teatro. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teatro Interativo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de química | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Metodologias de ensino. | - |
| Título: dc.title | TEATRO INTERATIVO: UMA FERRAMENTA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUÍMICA | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: