TEATRO INTERATIVO: UMA FERRAMENTA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUÍMICA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorwaldomira silveira borges-
Autor(es): dc.creatorLizandra Cordeiro-
Autor(es): dc.creatorMARIA Sousa-
Autor(es): dc.creatorBeatriz LUCKMANN-
Autor(es): dc.creatorMarcelo Lambach-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:44:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:44:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91204-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91204-
Descrição: dc.descriptionA química é vista por muitos estudantes do ensino médio como algo difícil e inalcançável, mas cabe ao professor desempenhar papel ativo na busca em mudar essa maneira de enxergar a disciplina. Para isso, um dos requisitos é a, utilização metodologias de ensino diversificadas, buscando atender às necessidades dos estudantes. Para tal, foi proposta a organização de uma atividade teatral para abordar conteúdos de química a partir de certa temática, no presente caso as barragens de dejetos de minérios, tendo em vista os desastre socioambientais ocorridos recentemente em Minas Gerais. A atividade está estruturada em três atos que contemplam os acontecimentos antes da instalação da barragem, depois da instalação, e sobre o incidente do rompimento, bem como os impactos para a população pós-acidente. O teatro contou com a participação ativa dos estudantes do ensino médio, desempenhando papéis diversos, sob a coordenação dos bolsistas do Programa de Iniciação à Docência. O projeto foi desenvolvido em três fases: 1º discussão sobre a metodologia utilizada, escolha do teatro interativo e análises das turmas do colégio; 2º escrita do roteiro e possíveis caminhos que o teatro pode tomar; 3º apresentação do teatro e discussões posteriores sobre os aspectos apresentados. Durante todas as etapas foi notório o desenvolvimento dos alunos Pibidianos quanto a sua formação profissional, além de auxiliar a expressão corporal o teatro também trás desafio quanto a diversificar a metodologia de ensino, pois deve ser pensado com calma para que os resultados sejam satisfatórios. Durante o teatro foi possível identificar que a maioria dos alunos se interessou por este modelo de ensino, participou ativamente do teatro dando sua opinião na forma escrita e também verbalmente, ao final pode se observar que conseguiram relacionar os conteúdos de química com as atividades desenvolvidas no teatro com os posicionamentos utilizados para decidir como deveria transcorrer o teatro.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectTeatro Interativo-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de química-
Palavras-chave: dc.subjectMetodologias de ensino.-
Título: dc.titleTEATRO INTERATIVO: UMA FERRAMENTA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUÍMICA-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.