A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DOCENTE

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorThamires Cordeiro-
Autor(es): dc.creatorEduarda Da Silva Lopes-
Autor(es): dc.creatorAngélica Tomé Martins-
Autor(es): dc.creatorEliane Gonçalves Dos Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:56:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:56:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91202-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91202-
Descrição: dc.descriptionEste artigo tem como objetivo investigar as contribuições do subprojeto Residência Pedagógica (SRPM) na formação de graduandos de três cursos de Licenciaturas da área das Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química) de uma Instituição Pública de Ensino Superior do Sul do Brasil. Dessa forma, foi solicitado aos residentes que respondessem às seguintes questões: 1) Qual é a importância de programas direcionados à formação de professores na sua formação? 2) Qual é a importância do Residência Pedagógica na sua formação? Os resultados foram analisados a partir da Análise de Conteúdo e interpretação de dados. Os resultados sinalizam que o programa Residência Pedagógica (SRPM) abre caminhos para o conhecimento e a reflexão de diversos pontos como: desafios e possibilidades nos planejamentos de aulas, realidade do ambiente e comunidade escolar, estrutura documental e curricular, realidade do profissional docente e demais cargos escolares e a aprendizagem coletiva, além de possibilitar que professores e professoras em formação inicial e continuada se comprometam em conjunto com a prática pedagógica atualizada e inovadora, levando em consideração a conjuntura social e a luta por uma educação democrática e de qualidade que contemple a todas as realidades sociais e pluralidades culturais inseridas no âmbito Nacional. Nessa direção, o presente artigo baseia-se na compreensão que acadêmicos têm da trajetória de suas formações dentro do subprojeto Residência Pedagógica (SRPM) e quais as suas contribuições para com a formação docente. Com isso, esperamos contribuir com os pesquisadores e estudiosos sobre determinado tema que entrou em vigor há pouco tempo e, portanto, auxilia-los a inteirarem-se das experiências vividas dentro do programa.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subject: Programas de Formação Inicial. Constituição Docente. Ciências da Natureza. Ensino e Aprendizagem-
Título: dc.titleA IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DOCENTE-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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