Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Thamires Cordeiro | - |
Autor(es): dc.creator | Eduarda Da Silva Lopes | - |
Autor(es): dc.creator | Angélica Tomé Martins | - |
Autor(es): dc.creator | Eliane Gonçalves Dos Santos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:56:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:56:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-08 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91202 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91202 | - |
Descrição: dc.description | Este artigo tem como objetivo investigar as contribuições do subprojeto Residência Pedagógica (SRPM) na formação de graduandos de três cursos de Licenciaturas da área das Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química) de uma Instituição Pública de Ensino Superior do Sul do Brasil. Dessa forma, foi solicitado aos residentes que respondessem às seguintes questões: 1) Qual é a importância de programas direcionados à formação de professores na sua formação? 2) Qual é a importância do Residência Pedagógica na sua formação? Os resultados foram analisados a partir da Análise de Conteúdo e interpretação de dados. Os resultados sinalizam que o programa Residência Pedagógica (SRPM) abre caminhos para o conhecimento e a reflexão de diversos pontos como: desafios e possibilidades nos planejamentos de aulas, realidade do ambiente e comunidade escolar, estrutura documental e curricular, realidade do profissional docente e demais cargos escolares e a aprendizagem coletiva, além de possibilitar que professores e professoras em formação inicial e continuada se comprometam em conjunto com a prática pedagógica atualizada e inovadora, levando em consideração a conjuntura social e a luta por uma educação democrática e de qualidade que contemple a todas as realidades sociais e pluralidades culturais inseridas no âmbito Nacional. Nessa direção, o presente artigo baseia-se na compreensão que acadêmicos têm da trajetória de suas formações dentro do subprojeto Residência Pedagógica (SRPM) e quais as suas contribuições para com a formação docente. Com isso, esperamos contribuir com os pesquisadores e estudiosos sobre determinado tema que entrou em vigor há pouco tempo e, portanto, auxilia-los a inteirarem-se das experiências vividas dentro do programa. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
Palavras-chave: dc.subject | : Programas de Formação Inicial. Constituição Docente. Ciências da Natureza. Ensino e Aprendizagem | - |
Título: dc.title | A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DOCENTE | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: