
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Vitor Pizzolatto | - |
| Autor(es): dc.creator | Roslei Mezzalira | - |
| Autor(es): dc.creator | Diesse de Oliveira Sereia | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:51:49Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:51:49Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-08 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91200 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91200 | - |
| Descrição: dc.description | A avaliação escolar é algo inerente a prática de ensino, desta forma integrar-se e compreender a respeito do processo avaliativo escolar é de grande importância para o licenciando e futuro docente. Este trabalho tem como objetivo conhecer e entender a avaliação dentro do espaço escolar. Para este trabalho professores da rede básica de ensino responderam a um questionário sobre o tema e com suporte bibliográfico e documental foi possível desenvolver a concepção sobre a avaliação escolar, bem como o enfrentamento dos professores diante disso. Isso permitiu uma investigação real da situação, verificando as principais formas utilizadas pelos professores para avaliarem seus alunos e as dificuldades encontradas por estes quanto aos empecilhos da estrutura do ensino como um todo. Foi possível verificar que há um esforço por parte dos professores em promover uma avaliação processual diversificada, entretanto o processo avaliativo no âmbito escolar ainda precisa ser aperfeiçoado para atender a demanda do processo de ensino-aprendizagem. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Concepções de professores, Ensino de ciências, Métodos avaliativos. | - |
| Título: dc.title | AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: COMPREENDENDO A REALIDADE DA AVALIAÇÃO NO ÂMBITO ESCOLAR | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: