Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Eduarda da Silva Lopes | - |
Autor(es): dc.creator | Thamires Cordeiro | - |
Autor(es): dc.creator | Eliane Gonçalves dos Santos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:56:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:56:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-13 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91199 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91199 | - |
Descrição: dc.description | O processo de constituição docente perpassa inúmeros caminhos e experiências, seguindo uma tríade de interação entre ensino, aprendizagem e reflexão. Nesse sentido, o Subprojeto Residência Pedagógica Multidisciplinar (SRPM), é tido pelos bolsistas como um programa formativo importante que contribui para a construção e desenvolvimento da identidade profissional de professores, articulando a formação inicial e a formação continuada. O presente trabalho, busca identificar nas escritas dos diários de bordo dos residentes do SRPM, as dimensões motivacionais as quais consistem em escolher a docência como profissão a partir de uma motivação, além da dimensão socioprofissional que está relacionada com a percepção profissional, nos planos das imagens da profissão docente e de si como professor e, por fim, a dimensão representacional que situada aos níveis sociais e relacional, baseando-se, fundamentalmente, nos processos de socialização da identidade profissional docente. A partir disso, pretendemos traçar um comparativo entre as escritas e as dimensões, de modo a garantir que os estudantes se apropriem de suas vivências de modo que estas possam agregar na sua formação docente e com isso se constituirão bons professores. Portanto, as análises das escritas indicam as diferentes vivências que os residentes tiveram a partir da inserção no subprojeto, como a imersão na escola, através do período de ambientação, as trocas e diálogos formativos com professores/preceptores sobre práticas pedagógicas durante as reuniões pedagógicas, bem como os conselhos de classe, planejamentos, relações e dinâmica do ambiente escolar durante as orientações. Tais elementos mostraram-se ser pontos importantes e dessa forma deram significado à formação, além de contribuir para a constituição docente dos professores que integram o subprojeto, bem como, identificar a importância da relação Universidade e Escola a partir do Subprojeto, qualificando o ensino, a formação inicial e também a formação continuada. Neste sentido, é importante investir e dar estatuto ao saber da experiência, além da necessidade de abordar uma formação continuada séria e comprometida que não visa somente receitas, mas que na coletividade pensa, discute e reflete sobre maneiras de melhorar a sua formação e atuação em sala de aula. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
Palavras-chave: dc.subject | Constituição docente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Identidade Profissional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação inicial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação continuada | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dimensões. | - |
Título: dc.title | REFLEXÕES DOS FUTUROS PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA SOBRE A DOCÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: VIVÊNCIAS POSSIBILITADAS PELO SUBPROJETO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA MULTIDISCIPLINAR | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: