REFLEXÕES DOS FUTUROS PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA SOBRE A DOCÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: VIVÊNCIAS POSSIBILITADAS PELO SUBPROJETO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA MULTIDISCIPLINAR

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorEduarda da Silva Lopes-
Autor(es): dc.creatorThamires Cordeiro-
Autor(es): dc.creatorEliane Gonçalves dos Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:56:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:56:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-13-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91199-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91199-
Descrição: dc.descriptionO processo de constituição docente perpassa inúmeros caminhos e experiências, seguindo uma tríade de interação entre ensino, aprendizagem e reflexão. Nesse sentido, o Subprojeto Residência Pedagógica Multidisciplinar (SRPM), é tido pelos bolsistas como um programa formativo importante que contribui para a construção e desenvolvimento da identidade profissional de professores, articulando a formação inicial e a formação continuada. O presente trabalho, busca identificar nas escritas dos diários de bordo dos residentes do SRPM, as dimensões motivacionais as quais consistem em escolher a docência como profissão a partir de uma motivação, além da dimensão socioprofissional que está relacionada com a percepção profissional, nos planos das imagens da profissão docente e de si como professor e, por fim, a dimensão representacional que situada aos níveis sociais e relacional, baseando-se, fundamentalmente, nos processos de socialização da identidade profissional docente. A partir disso, pretendemos traçar um comparativo entre as escritas e as dimensões, de modo a garantir que os estudantes se apropriem de suas vivências de modo que estas possam agregar na sua formação docente e com isso se constituirão bons professores. Portanto, as análises das escritas indicam as diferentes vivências que os residentes tiveram a partir da inserção no subprojeto, como a imersão na escola, através do período de ambientação, as trocas e diálogos formativos com professores/preceptores sobre práticas pedagógicas durante as reuniões pedagógicas, bem como os conselhos de classe, planejamentos, relações e dinâmica do ambiente escolar durante as orientações. Tais elementos mostraram-se ser pontos importantes e dessa forma deram significado à formação, além de contribuir para a constituição docente dos professores que integram o subprojeto, bem como, identificar a importância da relação Universidade e Escola a partir do Subprojeto, qualificando o ensino, a formação inicial e também a formação continuada. Neste sentido, é importante investir e dar estatuto ao saber da experiência, além da necessidade de abordar uma formação continuada séria e comprometida que não visa somente receitas, mas que na coletividade pensa, discute e reflete sobre maneiras de melhorar a sua formação e atuação em sala de aula.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectConstituição docente-
Palavras-chave: dc.subjectIdentidade Profissional-
Palavras-chave: dc.subjectFormação inicial-
Palavras-chave: dc.subjectFormação continuada-
Palavras-chave: dc.subjectDimensões.-
Título: dc.titleREFLEXÕES DOS FUTUROS PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA SOBRE A DOCÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: VIVÊNCIAS POSSIBILITADAS PELO SUBPROJETO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA MULTIDISCIPLINAR-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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