RELATOS DO PIBID BIOLOGIA/UFPEL 2018/2019– VIVÊNCIAS, FRAGILIDADES E POTENCIALIDADES

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorAndriw Ruas Santos-
Autor(es): dc.creatorBianca Oliveira-
Autor(es): dc.creatorGiovana Pozza-
Autor(es): dc.creatorMarcos Pizzatto de Azeredo-
Autor(es): dc.creatorLuiz Minello-
Autor(es): dc.creatorEriane Teixeira Ferreira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:08:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:08:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91196-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91196-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho refere-se ao PIBID Biologia, em especial do Núcleo Multidisciplinar Biologia/Química, do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência) da UFPEL (Universidade Federal de Pelotas). Esse trabalho tem como objetivo expor as atividades realizadas nas escolas da rede pública de ensino municipal e estadual e na comunidade de Pelotas/RS no biênio 2018/2019; apontar os desafios encontrados pelos pibidianos durante sua realização e participação nas atividades; refletir sobre as experiências vivenciadas correlacionando-as com os conhecimentos e vertentes educacionais vigentes. A atuação nas escolas foi em geral realizada através de oficinas, pois são métodos capazes de abordar um tema de maneira diferenciada, mais descontraída e lúdica do que a educação bancária comum nas escolas. Sendo assim, as atividades aqui mencionadas têm seu foco nas oficinas aplicadas pelo PIBID-Biologia, abordando suas metodologias, potencialidades e fragilidades observadas, com ênfase no ensino e na aprendizagem dos educandos e na práxis e formação dos futuros educadores. A análise de distintos autores e respectivas concepções voltados a educação no geral ou as metodologias de ensino, demonstra a importância dessa discussão atualmente, não somente para a formação de novos docentes, mas para a educação no geral. As atividades relatadas permitiram concluir que proporcionar maneiras diferentes de mostrar aos alunos os conhecimento abordados em sala de aula, pode ajudar no seu entendimento, facilitando a aprendizagem e melhorando o seu desempenho escolar e, mesmo que, essa apresentação não-tradicional de métodos de ensino pode incentivar ou despertar o interesse dos discentes pela área das ciências da natureza, assim como, auxiliar e aprimorar a formação inicial de professores no Brasil.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectPIBID-BIOLOGIA/UFPEL, OFICINAS, APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO.-
Título: dc.titleRELATOS DO PIBID BIOLOGIA/UFPEL 2018/2019– VIVÊNCIAS, FRAGILIDADES E POTENCIALIDADES-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.