
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Andriw Ruas Santos | - |
| Autor(es): dc.creator | Bianca Oliveira | - |
| Autor(es): dc.creator | Giovana Pozza | - |
| Autor(es): dc.creator | Marcos Pizzatto de Azeredo | - |
| Autor(es): dc.creator | Luiz Minello | - |
| Autor(es): dc.creator | Eriane Teixeira Ferreira | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:08:19Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:08:19Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-07 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91196 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91196 | - |
| Descrição: dc.description | O presente trabalho refere-se ao PIBID Biologia, em especial do Núcleo Multidisciplinar Biologia/Química, do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência) da UFPEL (Universidade Federal de Pelotas). Esse trabalho tem como objetivo expor as atividades realizadas nas escolas da rede pública de ensino municipal e estadual e na comunidade de Pelotas/RS no biênio 2018/2019; apontar os desafios encontrados pelos pibidianos durante sua realização e participação nas atividades; refletir sobre as experiências vivenciadas correlacionando-as com os conhecimentos e vertentes educacionais vigentes. A atuação nas escolas foi em geral realizada através de oficinas, pois são métodos capazes de abordar um tema de maneira diferenciada, mais descontraída e lúdica do que a educação bancária comum nas escolas. Sendo assim, as atividades aqui mencionadas têm seu foco nas oficinas aplicadas pelo PIBID-Biologia, abordando suas metodologias, potencialidades e fragilidades observadas, com ênfase no ensino e na aprendizagem dos educandos e na práxis e formação dos futuros educadores. A análise de distintos autores e respectivas concepções voltados a educação no geral ou as metodologias de ensino, demonstra a importância dessa discussão atualmente, não somente para a formação de novos docentes, mas para a educação no geral. As atividades relatadas permitiram concluir que proporcionar maneiras diferentes de mostrar aos alunos os conhecimento abordados em sala de aula, pode ajudar no seu entendimento, facilitando a aprendizagem e melhorando o seu desempenho escolar e, mesmo que, essa apresentação não-tradicional de métodos de ensino pode incentivar ou despertar o interesse dos discentes pela área das ciências da natureza, assim como, auxiliar e aprimorar a formação inicial de professores no Brasil. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | PIBID-BIOLOGIA/UFPEL, OFICINAS, APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO. | - |
| Título: dc.title | RELATOS DO PIBID BIOLOGIA/UFPEL 2018/2019– VIVÊNCIAS, FRAGILIDADES E POTENCIALIDADES | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: