‘’LÓCUS FINITO’’: A (NÃO) PRESENÇA DA SOCIOLOGIA NOS ANOS INICIAIS DE FORMAÇÃO.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorDaniela da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:04:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:04:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-12-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91195-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91195-
Descrição: dc.descriptionA educação é um direito fundamental de todos, entretanto, índices disformes de evasão escolar evidenciam que grupos de alunos específicos são atingidos com mais afinco por tal estatística, alunos transsexuais, por exemplo, dificilmente chegam ao ensino médio, quando teriam o primeiro contato com a sociologia. Assim, o objetivo deste poster é incitar o debate sobre o espaço das ciências sociais na escola também no ensino fundamental, principalmente no ensino do tema transversal ‘’educação sexual’’, o qual é ministrado principalmente nas aulas de ciências do ensino fundamental. A sociologia é uma matéria ministrada somente a partir do ensino médio, entretanto, as temáticas ‘’sociológicas’’ aparecem desde o início da vida escolar e até mesmo pessoal dos estudantes. Como ocorre no ensino sobre sexualidade, tal conteúdo não é puramente fisiológico, desse modo, faz-se necessário que a sociologia também esteja presente, mesmo que de forma indireta, nas aulas de ciências do ensino fundamental. O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), desse modo, pode ser uma ‘’ ponte’’ entre os conhecimentos das distintas áreas e atuar como fonte de debates interdisciplinares que chegarão às escolas pelos bolsistas do programa, evidenciando assim seu lugar estratégico e extremamente importante na formação de novos professores brasileiros, não somente de sociologia, mas de todas as outras disciplinas. Ademais, este estudo é de base qualitativa, onde o pesquisador é um elemento chave e o ambiente da pesquisa é a fonte direta de dados, neste caso, a escola. Além disso, caracteriza-se como um estudo exploratório, a fim de desenvolver ideias a serem pesquisadas em sua total complexidade. Por fim, a partir das observações nas turmas de ensino médio fica implícito que há uma área de atuação restrita à sociologia na visão dos secundaristas, há um tratamento antagônico ou até mesmo hierarquizante em relação aos campos disciplinares das humanidades e das biociências, logo, é preciso fomentar o diálogo entre essas duas áreas.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectPIBID-
Palavras-chave: dc.subjectInterdisciplinaridade-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Sexual.-
Título: dc.title‘’LÓCUS FINITO’’: A (NÃO) PRESENÇA DA SOCIOLOGIA NOS ANOS INICIAIS DE FORMAÇÃO.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.