Estágio de Observação: Uma Reflexão

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorSr da Rosa Pereira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:32:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:32:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91194-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91194-
Descrição: dc.descriptionPibid e Residência Pedagógica: Práticas como componente Curricular e Estágio Estágio de Observação: Uma Reflexão Diego R. Pereira1*, Mara E. J. Goi2, Ana F. C. Leão3, Maria A. S. Soares4 1. Graduando do curso de Ciências Exatas – Licenciatura na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) 2. Professora do Ensino de Química da Unipampa – Campus Caçapava do Sul/RS 3. Professora preceptora do Ensino Básico 4. Professora de Matemática – Campus Caçapava do Sul/RS Resumo O estágio denominado Cotidiano da Escola: Observação é o primeiro contato do estagiário com o cotidiano escolar, por meio da observação na escola, em que o desafio é fazer a análise do funcionamento da escola, da sala de aula e da análise do livro didático através de questionários criados pelos discentes para levantar aspectos relevantes dos três eixos observados, a saber: i - observação da prática pedagógica; ii - formação inicial e continuada dos professores; iii- gestão escolar. Os resultados obtidos foram através de observações realizadas pelo licenciando, analisando os dados e levantando dados com os gestores. O presente estágio foi realizado em uma escola Técnica Estadual no município de Caçapava do Sul/RS vinculado ao Programa Residência Pedagógica. Os resultados sinalizam que os eixos observados apresentavam algumas divergências com as leituras realizadas durante as aulas da disciplina de estágio supervisionado, e com isso o ensino inovador que não é utilizado, prevalece o método tradicional de ensino. Viu -se que na maioria das vezes o professor por ter excesso de turmas para ministrar suas aulas e até mesmo pouco número de aulas em cada turma continua a utilizar-se do método tradicional de ensino onde não se trazia aplicações do cotidiano do aluno para as suas aulas, e assim a aula acaba se tornando “chata” para os alunos. Com este trabalho pretende-se levantar a atual situação de ensino e aprendizagem da escola observada, colocando os licenciandos a par do seu futuro como docentes da educação básica, ou até mesmo como gestores institucionais. Palavras-chave: Prática Pedagógica; Estágio Supervisionado; Cotidiano da Escola.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectPrática Pedagógica-
Palavras-chave: dc.subjectEstágio Supervisionado-
Palavras-chave: dc.subjectCotidiano da Escola.-
Título: dc.titleEstágio de Observação: Uma Reflexão-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.