LABORATÓRIO DIDÁTICO COMO POSSIBILIDADE DE ENSINO INCLUSIVO DE GEOGRAFIA

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorPietra Milani Bizerril-
Autor(es): dc.creatorLucas Guimarães de Lima-
Autor(es): dc.creatorNicolas Schmidt Polak-
Autor(es): dc.creatorGustavo de Oliveira Bill-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:24:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:24:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91193-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91193-
Descrição: dc.descriptionComo proposta de metodologia alternativa do ensino de geografia, o Projeto Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) de geografia da UFPR em parceria com o Colégio Estadual Dom Pedro II propôs a construção de um laboratório didático nas dependências da escola. Essa iniciativa teve como objetivo a aproximação dos alunos de ensino fundamental a conteúdos de geografia, por meio de sua participação ativa na construção de materiais para o laboratório buscando uma aprendizagem significativa. A construção do laboratório se deu, primeiramente, pela organização do espaço físico do antigo laboratório de ciências que não era mais utilizado. Assim, entendendo a espacialidade como fator de relevante influência no processo de ensino e aprendizagem, a disposição material dos objetos que compunham o laboratório foi repensada, de modo a transformar um espaço ocioso e esquecido da escola em um ambiente aberto, participativo, didático e inclusivo que possa atender alunos com as mais diferentes condições de aprendizado. Em sequência da organização espacial foram obtidos materiais provindo de doações do Laboratório Didático de Geologia da UEPG e do Parque da Ciência Newton Freire Maia e, finalmente, com esses materiais, foi proposto a elaboração de diversas atividades. A metodologia utilizada no projeto é a elaboração de atividades didáticas que visam explorar uma geografia inclusiva que relacione conteúdo e cotidiano. Adequando-se a realidade da falta de recursos da escola, as atividades propostas seguiram as ideias da “Geografia do custo zero” preconizadas por Nestor Kaercher (2009). Dos resultados obtidos, destaca-se o envolvimento entre pessoas e a construção de um espaço identitário e inclusivo, que se revela no sentimento de pertencimento de todos os alunos em relação ao laboratório onde desenvolvem uma nova relação com o ensino e a aprendizagem. O laboratório é um espaço dinâmico que deve estar em constante processo de construção se adequando ao multiculturalismo dos alunos que o frequentam. Assim, o objetivo principal é que ao construir um espaço identitário se mantenha um laboratório ativo e com recursos que podem ser utilizados pela escola mesmo após a conclusão do projeto.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectmetodologia alternativa-
Palavras-chave: dc.subjectgeografia-
Palavras-chave: dc.subjectmulticulturalismo-
Palavras-chave: dc.subjectinclusão social-
Título: dc.titleLABORATÓRIO DIDÁTICO COMO POSSIBILIDADE DE ENSINO INCLUSIVO DE GEOGRAFIA-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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