
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Pietra Milani Bizerril | - |
| Autor(es): dc.creator | Lucas Guimarães de Lima | - |
| Autor(es): dc.creator | Nicolas Schmidt Polak | - |
| Autor(es): dc.creator | Gustavo de Oliveira Bill | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:24:44Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:24:44Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-08 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91193 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91193 | - |
| Descrição: dc.description | Como proposta de metodologia alternativa do ensino de geografia, o Projeto Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) de geografia da UFPR em parceria com o Colégio Estadual Dom Pedro II propôs a construção de um laboratório didático nas dependências da escola. Essa iniciativa teve como objetivo a aproximação dos alunos de ensino fundamental a conteúdos de geografia, por meio de sua participação ativa na construção de materiais para o laboratório buscando uma aprendizagem significativa. A construção do laboratório se deu, primeiramente, pela organização do espaço físico do antigo laboratório de ciências que não era mais utilizado. Assim, entendendo a espacialidade como fator de relevante influência no processo de ensino e aprendizagem, a disposição material dos objetos que compunham o laboratório foi repensada, de modo a transformar um espaço ocioso e esquecido da escola em um ambiente aberto, participativo, didático e inclusivo que possa atender alunos com as mais diferentes condições de aprendizado. Em sequência da organização espacial foram obtidos materiais provindo de doações do Laboratório Didático de Geologia da UEPG e do Parque da Ciência Newton Freire Maia e, finalmente, com esses materiais, foi proposto a elaboração de diversas atividades. A metodologia utilizada no projeto é a elaboração de atividades didáticas que visam explorar uma geografia inclusiva que relacione conteúdo e cotidiano. Adequando-se a realidade da falta de recursos da escola, as atividades propostas seguiram as ideias da “Geografia do custo zero” preconizadas por Nestor Kaercher (2009). Dos resultados obtidos, destaca-se o envolvimento entre pessoas e a construção de um espaço identitário e inclusivo, que se revela no sentimento de pertencimento de todos os alunos em relação ao laboratório onde desenvolvem uma nova relação com o ensino e a aprendizagem. O laboratório é um espaço dinâmico que deve estar em constante processo de construção se adequando ao multiculturalismo dos alunos que o frequentam. Assim, o objetivo principal é que ao construir um espaço identitário se mantenha um laboratório ativo e com recursos que podem ser utilizados pela escola mesmo após a conclusão do projeto. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | metodologia alternativa | - |
| Palavras-chave: dc.subject | geografia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | multiculturalismo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | inclusão social | - |
| Título: dc.title | LABORATÓRIO DIDÁTICO COMO POSSIBILIDADE DE ENSINO INCLUSIVO DE GEOGRAFIA | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: