LEITURA INTERCULTURAL DO ESPAÇO ESCOLAR: ANÁLISE EMPÍRICA COM BASE NA VIVÊNCIA NA REALIDADE ESCOLAR.

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Autor(es): dc.creatorGabriel Ribeiro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:47:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:47:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91191-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91191-
Descrição: dc.descriptionO presente artigo visa expor um debate através de uma leitura intercultural do espaço escolar, pois é um espaço de variadas relações sociais tanto de alunos quanto de professores e demais funcionários da instituição. Para tanto será feita uma reflexão de como ocorre a apropriação do espaço por esses diferentes agentes que modificam e produzem o espaço escolar, a análise é baseada em observação em duas instituições escolares distintas. Esse trabalho é fruto das observações realizadas no primeiro semestre de 2019, como parte das atividades do PIBID (Programa Institucional de Iniciação à Docência) no subprojeto de geografia e metodologias alternativas no Instituto Federal do Paraná – IFPR/Campus Curitiba e no Colégio Estadual Olivio Belich como estágio obrigatório. Como procedimento metodológico é apresentado uma breve contextualização sobre a importância da geografia nos currículos escolares, em sequência uma análise sobre as diferentes percepções de espaço/lugar e a variedade de temporalidades existentes e logo em seguida uma leitura do espaço escolar com base em elementos culturais presentes nas instituições e suas diferenciações. Entende-se que a geografia social e cultural promove um debate sobre as variadas formas culturais presentes no espaço, e neste caso no espaço escolar, promovendo a construção de lugar através das apropriações artísticas e as relações sociais escolares. Com isso, é possível uma interculturalidade dos agentes produtores da escola e a existência de trocas de saberes que auxiliam na construção de um espaço plural. Como referencial teórico usou-se autores que abordam os temas: estudo geográfico de elementos culturais, diferentes temporalidades na construção do lugar, a importância do simbolismo na leitura do espaço e sobre a espacialidade da cultura no ambiente escolar.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectInterculturalidade-
Palavras-chave: dc.subjectEspaço-
Palavras-chave: dc.subjectEscola-
Palavras-chave: dc.subjectPluralidade.-
Título: dc.titleLEITURA INTERCULTURAL DO ESPAÇO ESCOLAR: ANÁLISE EMPÍRICA COM BASE NA VIVÊNCIA NA REALIDADE ESCOLAR.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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