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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Gabriel Ribeiro | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:47:57Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:47:57Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-07 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91191 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91191 | - |
| Descrição: dc.description | O presente artigo visa expor um debate através de uma leitura intercultural do espaço escolar, pois é um espaço de variadas relações sociais tanto de alunos quanto de professores e demais funcionários da instituição. Para tanto será feita uma reflexão de como ocorre a apropriação do espaço por esses diferentes agentes que modificam e produzem o espaço escolar, a análise é baseada em observação em duas instituições escolares distintas. Esse trabalho é fruto das observações realizadas no primeiro semestre de 2019, como parte das atividades do PIBID (Programa Institucional de Iniciação à Docência) no subprojeto de geografia e metodologias alternativas no Instituto Federal do Paraná – IFPR/Campus Curitiba e no Colégio Estadual Olivio Belich como estágio obrigatório. Como procedimento metodológico é apresentado uma breve contextualização sobre a importância da geografia nos currículos escolares, em sequência uma análise sobre as diferentes percepções de espaço/lugar e a variedade de temporalidades existentes e logo em seguida uma leitura do espaço escolar com base em elementos culturais presentes nas instituições e suas diferenciações. Entende-se que a geografia social e cultural promove um debate sobre as variadas formas culturais presentes no espaço, e neste caso no espaço escolar, promovendo a construção de lugar através das apropriações artísticas e as relações sociais escolares. Com isso, é possível uma interculturalidade dos agentes produtores da escola e a existência de trocas de saberes que auxiliam na construção de um espaço plural. Como referencial teórico usou-se autores que abordam os temas: estudo geográfico de elementos culturais, diferentes temporalidades na construção do lugar, a importância do simbolismo na leitura do espaço e sobre a espacialidade da cultura no ambiente escolar. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Interculturalidade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Espaço | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Escola | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pluralidade. | - |
| Título: dc.title | LEITURA INTERCULTURAL DO ESPAÇO ESCOLAR: ANÁLISE EMPÍRICA COM BASE NA VIVÊNCIA NA REALIDADE ESCOLAR. | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
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