
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Gustavo Lima | - |
| Autor(es): dc.creator | Renata Silva | - |
| Autor(es): dc.creator | Luciana Ikoma | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:14:37Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:14:37Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-09 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91188 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91188 | - |
| Descrição: dc.description | Este relato de experiência é sobre algumas situações de ensino desenvolvidas por dois integrantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Licenciatura em Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) campus Curitiba. Com esta proposta de ensino é esperado que os estudantes, do sétimo ano do ensino fundamental, tenham noções gerais sobre os conceitos das simetrias de reflexão, rotação e translação, intuitivamente, e que eles possam realizar ações interdisciplinares entre Matemática e Artes onde deverão notar esses conceitos matemáticos (e possivelmente outros) que estejam expressos nas obras do artista gráfico Escher. Para que os alunos conseguissem alcançar estes objetivos foram estudados dois documentos norteadores para os professores, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), para saber o que é esperado que os estudantes saibam das simetrias, e também foram estudados a origem das simetrias e a história de Escher. Neste texto serão apresentadas quatro situações de ensino que envolvem construções e manipulações de figuras, sendo as três primeiras destinadas a cada uma das simetrias, individualmente, e a quarta situação de ensino que une todas as simetrias onde poderemos notar se os estudantes já estão familiarizados com esses conceitos. Ao final do desenvolvimento das quatro situações de aprendizagem será realizada uma avaliação diagnóstica para verificar se os conteúdos realmente foram compreendidos pelos estudantes e para realizar essa verificação serão apresentadas novamente as obras do artista Escher e a partir destas os estudantes deverão relatar onde eles conseguem notar as simetrias e quais foram as simetrias que notaram. Ao longo das aulas da professora regente foi possível realizar duas das situações de ensino (a de reflexão e a de rotação) e os resultados excederam as expectativas onde foi notório que os estudantes conheciam esses conceitos e ao realizarem seus desenhos foram muito criativos. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Reflexão | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Rotação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Translação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Escher | - |
| Título: dc.title | A MATEMÁTICA E A ARTE ATRAVÉS DAS SIMETRIAS DE REFLEXÃO, ROTAÇÃO E TRANSLAÇÃO | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: