A MATEMÁTICA E A ARTE ATRAVÉS DAS SIMETRIAS DE REFLEXÃO, ROTAÇÃO E TRANSLAÇÃO

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorGustavo Lima-
Autor(es): dc.creatorRenata Silva-
Autor(es): dc.creatorLuciana Ikoma-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:14:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:14:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-09-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91188-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91188-
Descrição: dc.descriptionEste relato de experiência é sobre algumas situações de ensino desenvolvidas por dois integrantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Licenciatura em Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) campus Curitiba. Com esta proposta de ensino é esperado que os estudantes, do sétimo ano do ensino fundamental, tenham noções gerais sobre os conceitos das simetrias de reflexão, rotação e translação, intuitivamente, e que eles possam realizar ações interdisciplinares entre Matemática e Artes onde deverão notar esses conceitos matemáticos (e possivelmente outros) que estejam expressos nas obras do artista gráfico Escher. Para que os alunos conseguissem alcançar estes objetivos foram estudados dois documentos norteadores para os professores, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), para saber o que é esperado que os estudantes saibam das simetrias, e também foram estudados a origem das simetrias e a história de Escher. Neste texto serão apresentadas quatro situações de ensino que envolvem construções e manipulações de figuras, sendo as três primeiras destinadas a cada uma das simetrias, individualmente, e a quarta situação de ensino que une todas as simetrias onde poderemos notar se os estudantes já estão familiarizados com esses conceitos. Ao final do desenvolvimento das quatro situações de aprendizagem será realizada uma avaliação diagnóstica para verificar se os conteúdos realmente foram compreendidos pelos estudantes e para realizar essa verificação serão apresentadas novamente as obras do artista Escher e a partir destas os estudantes deverão relatar onde eles conseguem notar as simetrias e quais foram as simetrias que notaram. Ao longo das aulas da professora regente foi possível realizar duas das situações de ensino (a de reflexão e a de rotação) e os resultados excederam as expectativas onde foi notório que os estudantes conheciam esses conceitos e ao realizarem seus desenhos foram muito criativos.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectReflexão-
Palavras-chave: dc.subjectRotação-
Palavras-chave: dc.subjectTranslação-
Palavras-chave: dc.subjectEscher-
Título: dc.titleA MATEMÁTICA E A ARTE ATRAVÉS DAS SIMETRIAS DE REFLEXÃO, ROTAÇÃO E TRANSLAÇÃO-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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