
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Angela Hoffmann Walesko | - |
| Autor(es): dc.creator | Denise Hibarino | - |
| Autor(es): dc.creator | Fernanda Rodrigues | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:22:15Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:22:15Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-09 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91187 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91187 | - |
| Descrição: dc.description | O presente trabalho tem a finalidade de relatar e compartilhar experiências vivenciadas no projeto de extensão Professores sem Fronteiras: formação inicial e continuada em línguas estrangeiras e adicionais, desenvolvido peloDepartamento de Teoria de Prática de Ensino (DTPEN) e Departamento de Línguas Estrangeiras (DELEM ) em parceria com a Universidade de Otterbein (Ohio- EUA) desde 2017. O projeto em questão envolve não somente os professores formadores e pesquisadores mas tambémprofessores em formação inicial e continuada em atuação na rede pública em Curitiba e região metropolitana, buscando promover trocas dialógicas e colaborativas entre diferentes saberes teóricos-práticos na área de ensino-aprendizagem de línguas e incentivar o interesse pela aprendizagem intercultural e interdisciplinar que se refletirá nas práticas docentes individuais e, por consequência, na formação cidadã de alunos e futuros alunos. Desde sua primeira edição, os cursos de extensão vinculados ao projeto têm promovido discussões sobre interculturalidade (KRAMSCH, 1993, 1994, 2012, 2014; CORBETT, 2003; JANZEN, 2005), língua como discurso (BAKHTIN, 2002; JORDÃO,2006) e letramento crítico (MENEZES DE SOUZA, 2011), as quais são evidenciadas nos projetos colaborativos desenvolvidos em aulas de inglês na Educação Básica da rede pública. Como recorte do projeto, nosso foco passa a ser o papel dos professores em formação continuada nesses projetos e seu engajamento em em práticas situadas (GEE, 2004) enquanto uma comunidade de prática (WENGER, 1998). Além disso, apontamos como a assimetria foi assumida como ponto de partida para discutir as diferenças, para a convivência com o dissenso (MENEZES DESOUZA, 2011) e a construção de agência docente e discente (HIBARINO, 2018) dos envolvidos. Finalmente, procuramos ressaltar a importância da ressignificação de práticas docentes por meio de projetos de letramento crítico e a partir da desconstrução de crenças como a no “mito do falante nativo” (PHILLIPSON, 1992; HOLLIDAY, 2005; PENNYCOOK, 2017), que leva à sentimentos relacionados à Síndrome do Impostor (BERNAT,2008), e de trans/formações identitárias, pessoais e profissionais. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | formação continuada de professores | - |
| Palavras-chave: dc.subject | interculturalidade, projetos de Letramento | - |
| Palavras-chave: dc.subject | identidade | - |
| Título: dc.title | Formação continuada de professores de língua inglesa: interculturalidade e projetos de Letramento Crítico na Educação Básica | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: