
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Ismael Nascimento | - |
| Autor(es): dc.creator | Silvana Cardoso | - |
| Autor(es): dc.creator | Evandro Catelão | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:48:06Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:48:06Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-14 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91185 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91185 | - |
| Descrição: dc.description | O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma possibilidade de sequência didática com o gênero do discurso tirinha desenvolvida para as intervenções do Programa de Residência Pedagógica (CAPES 06/2018) em uma escola pública do Paraná e entre alunos do 1º ano do ensino médio. Para tanto, foi empregado o modelo de sequência didática de Schneuwly, Noverraz e Dolz (2004), além de uma adaptação dos elementos para uma sequência didática de Cassany (1999). A sequência teve um momento de preparação no qual se selecionou o gênero tirinha e o tema política como elemento de representação da tarefa e formulação do projeto com seus objetivos de aprendizagem; o segundo passo aconteceu com a realização da tarefa com ênfase no entendimento e interpretação de imagens da temática mencionada, parâmetros da situação sociodiscursiva em questão, os processos de textualização, escrita, reescrita e retextualização; por fim a avaliação se deu através de quatro atividades que implicaram em interpretação inicial escrita, produção de tirinha e reescrita no gênero miniconto. Essa tarefa visou principalmente atender a um dos objetivos do ensino de língua portuguesa que trata da competência textual e suas capacidades formativa, transformativa e qualificativa do texto (TRAVAGLIA, 2005). A sequência didática foi desenvolvida em 12 encontros, com 50 minutos cada, e foi dividida em cinco módulos, aplicados em 4 turmas do 1º ano. Como resultados da aplicação da sequência observamos uma efetiva participação dos alunos ao que se refere a produção de tirinha, participação da discussão política e reescrita de conceito em formato diferente. Além disso, no que diz respeito a escrita, a reescrita e a retextualização foi constatado uma melhora significativa entre a produção inicial e final dos alunos. No tocante ao tema político, notou-se que os alunos que inicialmente se mostraram indiferentes ao assunto, passaram a demonstrar maior grau de participação nas discussões e produções. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Tirinha | - |
| Palavras-chave: dc.subject | política | - |
| Palavras-chave: dc.subject | miniconto | - |
| Palavras-chave: dc.subject | ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | residência pedagógica, sequência didática | - |
| Título: dc.title | O GÊNERO DISCURSIVO TIRINHA, APRESENTADO COMO ELEMENTO LÚDICO E SUA DECORRENTE “COOPTAÇÃO” DA ATENÇÃO E INTERESSE DOS DISCENTES | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: