O GÊNERO DISCURSIVO TIRINHA, APRESENTADO COMO ELEMENTO LÚDICO E SUA DECORRENTE “COOPTAÇÃO” DA ATENÇÃO E INTERESSE DOS DISCENTES

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorIsmael Nascimento-
Autor(es): dc.creatorSilvana Cardoso-
Autor(es): dc.creatorEvandro Catelão-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:48:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:48:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-14-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91185-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91185-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho tem por objetivo apresentar uma possibilidade de sequência didática com o gênero do discurso tirinha desenvolvida para as intervenções do Programa de Residência Pedagógica (CAPES 06/2018) em uma escola pública do Paraná e entre alunos do 1º ano do ensino médio. Para tanto, foi empregado o modelo de sequência didática de Schneuwly, Noverraz e Dolz (2004), além de uma adaptação dos elementos para uma sequência didática de Cassany (1999). A sequência teve um momento de preparação no qual se selecionou o gênero tirinha e o tema política como elemento de representação da tarefa e formulação do projeto com seus objetivos de aprendizagem; o segundo passo aconteceu com a realização da tarefa com ênfase no entendimento e interpretação de imagens da temática mencionada, parâmetros da situação sociodiscursiva em questão, os processos de textualização, escrita, reescrita e retextualização; por fim a avaliação se deu através de quatro atividades que implicaram em interpretação inicial escrita, produção de tirinha e reescrita no gênero miniconto. Essa tarefa visou principalmente atender a um dos objetivos do ensino de língua portuguesa que trata da competência textual e suas capacidades formativa, transformativa e qualificativa do texto (TRAVAGLIA, 2005). A sequência didática foi desenvolvida em 12 encontros, com 50 minutos cada, e foi dividida em cinco módulos, aplicados em 4 turmas do 1º ano. Como resultados da aplicação da sequência observamos uma efetiva participação dos alunos ao que se refere a produção de tirinha, participação da discussão política e reescrita de conceito em formato diferente. Além disso, no que diz respeito a escrita, a reescrita e a retextualização foi constatado uma melhora significativa entre a produção inicial e final dos alunos. No tocante ao tema político, notou-se que os alunos que inicialmente se mostraram indiferentes ao assunto, passaram a demonstrar maior grau de participação nas discussões e produções.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectTirinha-
Palavras-chave: dc.subjectpolítica-
Palavras-chave: dc.subjectminiconto-
Palavras-chave: dc.subjectensino-
Palavras-chave: dc.subjectresidência pedagógica, sequência didática-
Título: dc.titleO GÊNERO DISCURSIVO TIRINHA, APRESENTADO COMO ELEMENTO LÚDICO E SUA DECORRENTE “COOPTAÇÃO” DA ATENÇÃO E INTERESSE DOS DISCENTES-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.