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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.creator | Tatiane Nascimento Borcath | - |
Autor(es): dc.creator | Viviane Macedo Zuconelli | - |
Autor(es): dc.creator | Elisangela Mocellin | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:03:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:03:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-07 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91184 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91184 | - |
Descrição: dc.description | Ensinar e apreender não são tarefas simples. O educador precisa desenvolver muitas habilidades para atrair a atenção de seu educando que, por sua vez, deve estar sintonizado no ato de aprender os conteúdos e informações trabalhadas. O objetivo deste texto é apresentar a importância das oficinas pedagógicas no ensino de Geografia, considerando o contexto da Educação do Campo. As oficinas integram as atividades desenvolvidas pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no Colégio Estadual do Campo Chico Mendes (CECCM) e na Escola Itinerante Vagner Lopes, município de Quedas do Iguaçu, Paraná. São analisados os elementos de maior relevância no aprendizado e apresentados os conteúdos que foram trabalhados com os/as educandos/as das escolas. O PIBID tem como objetivo proporcionar experiências didático-pedagógicas aos futuros docentes durante o curso de licenciatura. Portanto, a partir do PIBID foi possível realizar atividades com os educandos do ensino básico, possibilitando aos mesmos terem acesso a um conhecimento além do currículo escolar. Essa prática permitiu contribuir, a um só tempo, tanto com a produção de conhecimento pelos educandos que participaram das oficinas como com a formação dos futuros docentes que planejaram e ministraram as atividades. Com o intuito de estudar a realidade escolar no âmbito da Geografia e também de contribuir para que os estudantes tenham outras experiências voltadas a este conhecimento foram planejadas e organizadas as oficinas pedagógicas. Inicialmente, foram desenvolvidas oficinas sobre os problemas ambientais no espaço agrário, que tinham como principal objetivo trabalhar a produção escrita e a interpretação dos educandos, considerando as fragilidades apontadas pelos próprios educadores. O tema da oficina teve por objetivo produzir uma reflexão sobre a realidade do campo e foi desenvolvido por meio da leitura de textos, exibição de vídeos, músicas e relatos de experiências dos educandos sobre os problemas ambientais. Na sequência do programa, foram planejadas e desenvolvidas outras oficinas que ficaram centralizadas em dois eixos temáticos: a Cartografia e a Agroecologia. A escolha desses eixos considerou a importância da leitura e da interpretação do espaço a partir das diversas recursos didáticos que o educador de Geografia pode utilizar para tornar suas aulas mais dinâmicas e atrativas ao trabalhar o tema da Cartografia. Também destaca-se a importância de trabalhar a Agroecologia como tema fundamental para compreender as práticas cotidianas e as relações sociais e econômicas estabelecidas no sistema agroalimentar. Para as oficinas de Cartografia foram utilizados recursos básicos, como a elaboração de mapas e croquis manuais e recursos tecnológicos (como o computador e o software Google Earth Pro). As oficinas de Agroecologia tiveram como elemento central a construção de uma horta no CECCM, assim, foram estudadas as possibilidades de uso pedagógico da horta, que também serve de base para pesquisas e experiências nas diferentes disciplinas curriculares. O projeto das oficinas ainda esta em fase de desenvolvimento, porém, já são observados resultados positivos, tanto nos educandos envolvidos, quanto para os acadêmicos do PIBID que vem compreendendo, a partir de experiências concretas, a relação que deve ser estabelecida entre o conhecimento científico e a realidade dos educandos. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação do Campo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cartografia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Agroecologia. | - |
Título: dc.title | AS OFICINAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DA GEOGRAFIA: AS PRÁTICAS DESENVOLVIDAS NO COLÉGIO ESTADUAL DO CAMPO CHICO MENDES | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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