AS OFICINAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DA GEOGRAFIA: AS PRÁTICAS DESENVOLVIDAS NO COLÉGIO ESTADUAL DO CAMPO CHICO MENDES

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorTatiane Nascimento Borcath-
Autor(es): dc.creatorViviane Macedo Zuconelli-
Autor(es): dc.creatorElisangela Mocellin-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:03:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:03:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91184-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91184-
Descrição: dc.descriptionEnsinar e apreender não são tarefas simples. O educador precisa desenvolver muitas habilidades para atrair a atenção de seu educando que, por sua vez, deve estar sintonizado no ato de aprender os conteúdos e informações trabalhadas. O objetivo deste texto é apresentar a importância das oficinas pedagógicas no ensino de Geografia, considerando o contexto da Educação do Campo. As oficinas integram as atividades desenvolvidas pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no Colégio Estadual do Campo Chico Mendes (CECCM) e na Escola Itinerante Vagner Lopes, município de Quedas do Iguaçu, Paraná. São analisados os elementos de maior relevância no aprendizado e apresentados os conteúdos que foram trabalhados com os/as educandos/as das escolas. O PIBID tem como objetivo proporcionar experiências didático-pedagógicas aos futuros docentes durante o curso de licenciatura. Portanto, a partir do PIBID foi possível realizar atividades com os educandos do ensino básico, possibilitando aos mesmos terem acesso a um conhecimento além do currículo escolar. Essa prática permitiu contribuir, a um só tempo, tanto com a produção de conhecimento pelos educandos que participaram das oficinas como com a formação dos futuros docentes que planejaram e ministraram as atividades. Com o intuito de estudar a realidade escolar no âmbito da Geografia e também de contribuir para que os estudantes tenham outras experiências voltadas a este conhecimento foram planejadas e organizadas as oficinas pedagógicas. Inicialmente, foram desenvolvidas oficinas sobre os problemas ambientais no espaço agrário, que tinham como principal objetivo trabalhar a produção escrita e a interpretação dos educandos, considerando as fragilidades apontadas pelos próprios educadores. O tema da oficina teve por objetivo produzir uma reflexão sobre a realidade do campo e foi desenvolvido por meio da leitura de textos, exibição de vídeos, músicas e relatos de experiências dos educandos sobre os problemas ambientais. Na sequência do programa, foram planejadas e desenvolvidas outras oficinas que ficaram centralizadas em dois eixos temáticos: a Cartografia e a Agroecologia. A escolha desses eixos considerou a importância da leitura e da interpretação do espaço a partir das diversas recursos didáticos que o educador de Geografia pode utilizar para tornar suas aulas mais dinâmicas e atrativas ao trabalhar o tema da Cartografia. Também destaca-se a importância de trabalhar a Agroecologia como tema fundamental para compreender as práticas cotidianas e as relações sociais e econômicas estabelecidas no sistema agroalimentar. Para as oficinas de Cartografia foram utilizados recursos básicos, como a elaboração de mapas e croquis manuais e recursos tecnológicos (como o computador e o software Google Earth Pro). As oficinas de Agroecologia tiveram como elemento central a construção de uma horta no CECCM, assim, foram estudadas as possibilidades de uso pedagógico da horta, que também serve de base para pesquisas e experiências nas diferentes disciplinas curriculares. O projeto das oficinas ainda esta em fase de desenvolvimento, porém, já são observados resultados positivos, tanto nos educandos envolvidos, quanto para os acadêmicos do PIBID que vem compreendendo, a partir de experiências concretas, a relação que deve ser estabelecida entre o conhecimento científico e a realidade dos educandos.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectEducação do Campo-
Palavras-chave: dc.subjectCartografia-
Palavras-chave: dc.subjectAgroecologia.-
Título: dc.titleAS OFICINAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DA GEOGRAFIA: AS PRÁTICAS DESENVOLVIDAS NO COLÉGIO ESTADUAL DO CAMPO CHICO MENDES-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.