
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Jeferson Ziebarth | - |
| Autor(es): dc.creator | Marcelo Schram | - |
| Autor(es): dc.creator | Loeli Tasca | - |
| Autor(es): dc.creator | Neide Takata | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:37:20Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:37:20Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-11 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91183 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91183 | - |
| Descrição: dc.description | A função de ensinar na atualidade depende cada vez mais da inovação por parte dos professores, exigindo que estes busquem novas metodologias de ensino, para que haja um melhoramento da aprendizagem por parte dos alunos. Frente a essa demanda, o presente trabalho descreve a aplicação de uma proposta de elaboração de histórias em quadrinhos sobre a técnica de espectrofotometria UV-Vis, dentro de um curso de Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio, abrangendo desde os fundamentos teóricos até a aplicação da técnica, que é amplamente utilizada em laboratório e na interpretação de fenômenos cotidianos. A atividade desenvolvida, sobretudo, possibilitou compreender que a socialização dos conhecimentos dos alunos, quando se trabalha em equipe na montagem das histórias em quadrinhos, além de colaborar no processo de ensino e aprendizagem, torna o aprendizado da técnica muito mais estimulante e dinâmico, sem deixar de lado seu principal objetivo, a construção de conhecimento pelos alunos. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Espectrofotometria | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Histórias em Quadrinhos. | - |
| Título: dc.title | Elaboração de Histórias em Quadrinhos como Recurso Didático na Abordagem da Técnica de Espectrofotometria UV-Vis | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: