
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGA | - |
| Autor(es): dc.creator | LORENA JULIA GALI RODRIGUES | - |
| Autor(es): dc.creator | APARECIDA MIRANDA POLINARIO | - |
| Autor(es): dc.creator | CAMILA DE BRITO VILELA | - |
| Autor(es): dc.creator | JONSON RODRIGUES FARIAS JUNIOR | - |
| Autor(es): dc.creator | JOSÉ NUNES DOS SATOS | - |
| Autor(es): dc.creator | FABIANA APARECIDA DE CARVALHO | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:46:36Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:46:36Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-08 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91182 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91182 | - |
| Descrição: dc.description | O presente trabalho teve como objetivo avaliar se o uso de avaliações alternativas, como a aplicação de textos dissertativos relacionados a temas trabalhados em sala de aula é, de fato, viável aos alunos do ensino médio e quais são as conclusões dos mesmos em relação a esse tipo de atividade. O trabalho foi desenvolvido pelas residentes do subprojeto de Biologia do Programa de Residência Pedagógica (PRP-Biologia) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Assim, as atividades foram realizadas com duas turmas de 3º anos do ensino médio, respaldadas por estudos teóricos, as residentes desenvolveram uma prática avaliativa com o conteúdo temático de genética, ou seja, “o texto dissertativo argumentativo” com o tema “Aplicações do Conhecimento Genético” em consonância com as necessidades do uso da norma-padrão da língua portuguesa. As atividades foram divididas em quatro etapas: a) introdução ao tema tratado e estruturação de texto dissertativo argumentativo; b) análises prévias dos rascunhos realizados pelos alunos, assim como retomada de conceitos apontados pelos alunos como difíceis e/ou confusos; c) aplicação da avaliação “texto dissertativo argumentativo”; d) recuperação da avaliação “texto dissertativo argumentativo”. Foi possível perceber que a maioria dos alunos nunca havia feito um texto dissertativo antes, justificando de certa forma o despreparo nos mesmos, como a falta de argumentação e erro na estruturação textual. Apesar disso, foi possível observar que a correção dos textos e o uso de tal recurso foram bem aceitos pelos alunos, que relataram que a avaliação ajudou no entendimento do conteúdo referente às aplicações genéticas, pois puderem perceber como essa área do conhecimento pode estar presente no seu cotidiano, propiciando aos alunos a argumentarem e formarem um pensamento crítico sobre as informações “Aplicações do Conhecimento Genético” e, a partir disso, foi relatado pelos discentes que gostariam de ter esse tipo de recurso avaliativo em outras áreas de conhecimento. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de biologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Genética | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Texto dissertativo argumentativo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Prática avaliativa | - |
| Título: dc.title | RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UMA EXPERIÊNCIA SOBRE O USO DO TEXTO DISSERTATIVO ARGUMENTATIVO NAS AULAS DE GENÉTICA | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: