RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UMA EXPERIÊNCIA SOBRE O USO DO TEXTO DISSERTATIVO ARGUMENTATIVO NAS AULAS DE GENÉTICA

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorUNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGA-
Autor(es): dc.creatorLORENA JULIA GALI RODRIGUES-
Autor(es): dc.creatorAPARECIDA MIRANDA POLINARIO-
Autor(es): dc.creatorCAMILA DE BRITO VILELA-
Autor(es): dc.creatorJONSON RODRIGUES FARIAS JUNIOR-
Autor(es): dc.creatorJOSÉ NUNES DOS SATOS-
Autor(es): dc.creatorFABIANA APARECIDA DE CARVALHO-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:46:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:46:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91182-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91182-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho teve como objetivo avaliar se o uso de avaliações alternativas, como a aplicação de textos dissertativos relacionados a temas trabalhados em sala de aula é, de fato, viável aos alunos do ensino médio e quais são as conclusões dos mesmos em relação a esse tipo de atividade. O trabalho foi desenvolvido pelas residentes do subprojeto de Biologia do Programa de Residência Pedagógica (PRP-Biologia) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Assim, as atividades foram realizadas com duas turmas de 3º anos do ensino médio, respaldadas por estudos teóricos, as residentes desenvolveram uma prática avaliativa com o conteúdo temático de genética, ou seja, “o texto dissertativo argumentativo” com o tema “Aplicações do Conhecimento Genético” em consonância com as necessidades do uso da norma-padrão da língua portuguesa. As atividades foram divididas em quatro etapas: a) introdução ao tema tratado e estruturação de texto dissertativo argumentativo; b) análises prévias dos rascunhos realizados pelos alunos, assim como retomada de conceitos apontados pelos alunos como difíceis e/ou confusos; c) aplicação da avaliação “texto dissertativo argumentativo”; d) recuperação da avaliação “texto dissertativo argumentativo”. Foi possível perceber que a maioria dos alunos nunca havia feito um texto dissertativo antes, justificando de certa forma o despreparo nos mesmos, como a falta de argumentação e erro na estruturação textual. Apesar disso, foi possível observar que a correção dos textos e o uso de tal recurso foram bem aceitos pelos alunos, que relataram que a avaliação ajudou no entendimento do conteúdo referente às aplicações genéticas, pois puderem perceber como essa área do conhecimento pode estar presente no seu cotidiano, propiciando aos alunos a argumentarem e formarem um pensamento crítico sobre as informações “Aplicações do Conhecimento Genético” e, a partir disso, foi relatado pelos discentes que gostariam de ter esse tipo de recurso avaliativo em outras áreas de conhecimento.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de biologia-
Palavras-chave: dc.subjectGenética-
Palavras-chave: dc.subjectTexto dissertativo argumentativo-
Palavras-chave: dc.subjectPrática avaliativa-
Título: dc.titleRESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UMA EXPERIÊNCIA SOBRE O USO DO TEXTO DISSERTATIVO ARGUMENTATIVO NAS AULAS DE GENÉTICA-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
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