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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.creator | Gustavo dos Santos | - |
Autor(es): dc.creator | José Batista | - |
Autor(es): dc.creator | Elisangela Mocellin | - |
Autor(es): dc.creator | Roberto Antonio Finatto | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:50:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:50:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-08 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91181 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91181 | - |
Descrição: dc.description | As áreas rurais enfrentam muitas dificuldades no contexto educacional. Estas dificuldadesestão relacionadas com a precariedade das estruturas físicas das escolas, falta de materiais, propostas pedagógicas desvinculadas da realidade e precariedade das vias de acesso até as mesmas. Com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre o tema, esta pesquisa analisa o processo de ensino e aprendizagem no Ensino Fundamental no Colégio Estadual do Campo Chico Mendes (CECCM).O colégio está localizado no assentamento Celso Furtado, município de Quedas do Iguaçu, Paraná. Ele atende aproximadamente 500 estudantes das séries finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. O texto é resultado da aplicação de um questionário com 180 estudantes, em todas as turmas do Ensino Fundamental. Os questionários foram aplicados em outubro de 2018 como parte das atividades do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). A Educação do Campo se constitui como contraponto ao modelo de educação que desconsidera as especificidades dos sujeitos do campo e do local onde vivem. Assim, conforme Souza (2012), a Educação do Campo questionaos condicionantes estruturais históricos da sociedade brasileira. Ela parte da própria diversidade dos sujeitos trabalhadores do campo e de suas práticas.Neste contexto da luta pela terra e pela Educação encontra-se o CECCM que, como cita Mocellin (2016), torna-se produto-produtor do espaço e do sujeito e precisa estar vinculado ao próprio contexto de origem e constituição. Ao serem questionados a respeito da relação existente entre o conhecimento científico e a realidade, 56,52% dos estudantes no período vespertino e82,95% do período matutino afirmaram conseguir perceber essa relação. Os materiais didáticos mais utilizados para ensinar-aprender são:livro didático (171 respostas); mapas (149); imagens (43); slides (25); pesquisa na biblioteca (15) e televisão (02). Em relação ao uso dos espaços físicos, além da sala de aula, a biblioteca aparece como o espaço mais utilizado para as atividades.Também foram identificados os métodos mais eficazes no processo ensino e aprendizagem. A aula expositiva foi aquele mais pontuado, com 66 respostas, na sequência aparecem: realização de trabalhos (57 respostas); leitura de textos (33); realização de pesquisa em casa, no laboratório de informática ou na biblioteca (22). As atividades que os estudantes mais gostam de realizar em sala são: atividades em dupla e/ou grupo (162 respostas); leitura de textos (79); apresentação de trabalhos (78) e produção ou elaboração de textos (40). Considerando que cada estudante poderia marcar até três alternativas nesta questão, as respostas mostram a importância de considerar as atividades no planejamento. Em relação ao desejo de permanecer no campo, 68,8% dos estudantes pretendem permanecer. Esse dado demonstra a importância de produzir uma educação que valoriza a experiência dos sujeitos e contribua na reapropriação do conhecimento coletivo produzido nas comunidades (CALDART, 2010). Outro dado importante é que 83,3% dos estudantes afirmam que o colégio trabalha em conjunto com a comunidade. A Educação do Campo deve contribuir para o processo de formação humana, construindo referências culturais e políticas para a intervenção dos sujeitos sociais na realidade.Pelo exposto, percebe-se que o CECCMpossui condições de avançar nessa direção. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação do Campo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escola do Campo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino. | - |
Título: dc.title | O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO COLÉGIO ESTADUAL DO CAMPO CHICO MENDES | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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