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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.creator | Edina Barbosa | - |
Autor(es): dc.creator | Fernanda Nairnei | - |
Autor(es): dc.creator | Josiane De Paula | - |
Autor(es): dc.creator | Alessandro Kominecki | - |
Autor(es): dc.creator | Roberto Antônio Finatto | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:34:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:34:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-07 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91180 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91180 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho apresenta e analisa as práticas pedagógicas relacionadas com a Agroecologia no Colégio Estadual do Campo Iraci Salete Strozak (CECISS), situado no assentamento Marcos Freire, município de Rio Bonito do Iguaçu – Paraná. As atividades também são parte das ações desenvolvidas pelos acadêmicos do curso de licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Sociais e Humanas da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Laranjeiras do Sul. Os acadêmicos integram o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). As atividades foram realizadas de setembro de 2018 a junho de 2019. O CECISS é reflexo das reivindicações do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST) por terra, trabalho e educação. O forte vínculo do colégio com a realidade do assentamento também torna a matriz produtiva agrícola parte do currículo escolar. Bernardes et al. (2013, p.445) pontuam que “para que a escola do campo contribua para a difusão das práticas agroecológicas é importante a articulação com a comunidade para que juntas possam difundir práticas de produção ecologicamente sustentáveis”. As atividades relacionadas com o tema da Agroecologia são desenvolvidas tanto pelos professores do colégio como por atividades que contam com a participação de agentes externos. Os docentes da instituição organizam seus planejamentos para desenvolver práticas que levem os educandos a uma reflexão sobre a questão ambiental. Como exemplo, são as práticas do professor de Geografia, que ao tratar sobre Agroecologia, utilizando-se de maquetes, desperta nos estudantes o senso crítico de relação desses saberes com suas realidades. Os estudantes do Ensino Médio, orientados pela professora de Biologia, também realizaram pesquisas sobre doenças ou pragas em plantas nas suas unidades de produção que, na sequência, foram abordadas em palestra ofertada por um agrônomo especialista no tema. Também foi tratada sobre a produção de caldas naturais para o controle dos problemas citados e as formas corretas de aplicação. Os acadêmicos do PIBID juntamente com os alunos do Ensino Médio contribuíram com a manutenção e ampliação da horta e do horto medicinal no colégio. Entende-se, portanto, que esses espaços possibilitam o trabalho interdisciplinar sobre a Agroecologia. A atividade do horto contou com a colaboração dos educandos do colégio que contribuíram com as mudas de ervas medicinais. Outras atividades que também foram desenvolvidas pelos acadêmicos do PIBID foram as “oficinas geográficas de leitura e escrita” com os educandos das turmas do ensino fundamental. Durante as oficinas foram conhecidos os principais problemas ambientais do espaço agrário e elaborados textos descritivos. Outra oficina relacionada com o tema foi a de cartografia com o uso do software Google Earth Pro. Os educandos aprenderam sobre o uso do programa e analisaram a importância da cartografia para o reconhecimento das transformações no espaço agrário. As práticas de Agroecologia apresentadas proporcionaram a possibilidade de mudança nos hábitos cotidianos dos alunos por meio da aquisição de conhecimentos sobre a Agroecologia. As ações desenvolvidas no ambiente escolar poderão ser aplicadas nas unidades de produção despertando o interesse pela produção agroecológica como meio de estabelecer relação com o ambiente de forma equilibrada e sustentável. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação do Campo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Agroecologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
Título: dc.title | INTERAÇÕES TEÓRICAS E PRÁTICAS EM AGROECOLOGIA NO AMBIENTE ESCOLAR DO CAMPO | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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