Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Deise Mari Oliveira da Costa de Souza | - |
Autor(es): dc.creator | Lucas Luiz de Lima | - |
Autor(es): dc.creator | Alessandro Kominecki | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:03:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:03:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-08 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91179 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91179 | - |
Descrição: dc.description | As escolas do campo possuem especificidades quando comparadas com as demais escolas, desta forma as metodologias de ensino precisam estar adequadas para o seu público. A Educação do Campo propõe esse novo viés de ensino, pois a escola “[...] tem um papel educativo específico no mundo moderno, a ponto de que quem não passa por ela fica hoje efetivamente em condição social desigual” (CALDART, 2008, p.80). Assim, a escola precisa proporcionar aos seus estudantes uma educação que tenha significado, um conhecimento útil e vinculado com a vida. Esta pesquisa analisa o processo de ensino e aprendizagem e a relação com a comunidade no Colégio Estadual do Campo Iraci Salete Strozak (CECISS), localizado no Assentamento Marcos Freire, Rio Bonito do Iguaçu, Paraná. A pesquisa, desenvolvida em outubro de 2018, é resultado da aplicação de 106 questionários aos estudantes do ensino fundamental como parte das atividades do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). O CECISS possui algumas dificuldades internas (falta de material, de salas e livros) e externas (transporte e estradas precárias) que dificultam o caminho rumo aos ideais da Educação do Campo. Com o questionário e as observações do cotidiano escolar pode-se identificar que os estudantes possuem um perfil diferenciado das demais escolas. Isso é resultado da localização em área de reforma agrária e da relação que o CECISS estabelece com a comunidade. É constante a presença da comunidade nas atividades do ambiente escolar. Um dos objetivos do CECISS é envolver a comunidade nas “[...] tomadas de decisões e nas ações da escola [...]” (PPP, 2017, p. 38), intervenções que contribuem no processo de formação e fortalecem o vínculo entre o conhecimento científico e a comunidade. Entre os estudantes, 86 responderam que a escola trabalha em conjunto com a comunidade Há diversos fatores que interferem na aprendizagem e na apreensão do conhecimento, como a infraestrutura da escola, o vínculo com a comunidade e as práticas de ensino adotadas. Apesar da variação de recursos didáticos no trabalho docente (uso de mapas, imagens e vídeos), a pesquisa revelou que o livro didático ainda é o mais utilizado. Já os espaços físicos mais usados para as atividades pedagógicas, além da sala de aula, são o ginásio de esportes, a biblioteca, o campo de futebol, o saguão, o refeitório e os laboratórios de química e ciências. Os métodos mais adequados para o ensino, de acordo com os estudantes, são a exposição oral e a realização de trabalhos em grupo. Em seguida, aparecem a leitura de textos e a realização de pesquisa em casa, no laboratório de informática ou na biblioteca. Já as atividades que os estudantes mais gostam de desenvolver, de acordo com a ordem de preferência, são: atividades em duplas ou em grupos; apresentação de trabalhos; leitura de textos e a produção/elaboração de textos. Apesar dos limites, o CECISS segue rumo aos ideais da Educação do Campo, proporciona aos seus estudantes autonomia e espaços de formação para além da sala de aula e cria mecanismos para fortalecer o vínculo com a comunidade escolar. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação do Campo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino e Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | PIBID. | - |
Título: dc.title | O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL E A RELAÇÃO COM A COMUNIDADE NO COLÉGIO ESTADUAL DO CAMPO IRACI SALETE STROZAK | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: