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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.creator | Jhenifer Andrieli Guimarães | - |
Autor(es): dc.creator | Valdir Dolisne da Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Elisangela Mocellin | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:31:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:31:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-08 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91178 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91178 | - |
Descrição: dc.description | Este texto é resultado das atividades do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) desenvolvidas durante o segundo semestre de 2018 na Escola Itinerante Vagner Lopes. Durante os meses de setembro e outubro foram aplicados questionários para os estudantes do 6º ao 9º ano dos turnos matutino e vespertino. O objetivo foi produzir informações sobre o perfil dos estudantes e as práticas pedagógicas desenvolvidas na escola. A pesquisa contou com a participação de 105 estudantes, ou seja, de todas as turmas do ensino fundamental e permitiu aprofundar o conhecimento sobre a escola tornando o planejamento das atividades do PIBID mais efetivo. A Escola Itinerante Vagner Lopes está localizada no acampamento Dom Tomás Balduíno, em Quedas do Iguaçu, Paraná. O acampamento foi organizado em 2015 por famílias que integram o Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST). Dessa forma, a escola é parte importante no processo de luta pela terra. Por meio da pesquisa foi possível compreender como a prática de ensino desenvolvida no “chão da escola” dialoga com a proposta de currículo que tem como fundamento os princípios da Educação do Campo. Nesse sentido, quando questionados sobre quais os principais espaços utilizados para a realização das aulas e de outras atividades pedagógicas as respostas dadas foram: biblioteca (39 respostas), saguão (22 respostas) e o refeitório (45). Cabe salientar, que a estrutura física da escola foi construída com madeira do próprio acampamento e mão de obra dos acampados. Nesse sentido, não existem laboratórios ou ginásio de esportes, espaços comuns em escolas da educação básica. Ao associarmos essa questão com os recursos mais utilizados para a abordagem dos conteúdos, observamos que a prática de ensino de Geografia – disciplina que articula as atividades do PIBID –, dialoga com a proposta curricular da escola, sendo os recursos e técnicas mais utilizados: o livro didático (92 respostas); os mapas (61); as imagens (37); pesquisa na biblioteca (25); slides (04) e TV (05). De acordo com os educandos o melhor método para a aprendizagem dos conteúdos são: leitura de textos (42); exposição oral (25); realização de trabalhos em grupos (32); realização de pesquisa em casa ou na biblioteca (06). Quando se trata do desenvolvimento dos educandos também é importante saber quais são as atividades desenvolvidas na escola que eles mais gostam. As respostas foram: leitura de textos (66); produção/elaboração de textos (23); apresentação de trabalhos (34); atividade em dupla ou grupo (92). Outro aspecto que merece atenção é a integração entre escola e comunidade. Dos 105 educandos que responderam ao questionário, 78 disseram que a escola trabalha junto com a comunidade. Como está localizada em uma área de acampamento a família tem sua presença constante no espaço escolar, contribuindo e acompanhando as atividades pedagógicas. Com base nos aspectos citados percebe-se que a escola, apesar de suas limitações estruturais, apresenta forte relação com a proposta da Educação do Campo, já que está diretamente vinculada ao processo de luta pela terra, trabalha articulada com a comunidade e considera a realidade em que está inserida nas ações pedagógicas. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação do Campo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | PIBID. | - |
Título: dc.title | A METODOLOGIA DE ENSINO E A RELAÇÃO COM A COMUNIDADE NA ESCOLA ITINERANTE VAGNER LOPES | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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