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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.creator | Vinicius Kavinski | - |
Autor(es): dc.creator | Helena Neves | - |
Autor(es): dc.creator | Mariana Batista | - |
Autor(es): dc.creator | Mara Besegato | - |
Autor(es): dc.creator | Leonir Lorenzetti | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:42:24Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:42:24Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-08 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91176 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91176 | - |
Descrição: dc.description | O trabalho tem por objetivo relatar uma experiência como bolsistas do Pibid Ciências Biológicas, desenvolvida por meio de uma sequência didática, baseada na metodologia dos Três Momentos Pedagógicos, em que se abordou a temática “Reino Fungi”. A sequência didática almejou propiciar condições para que os alunos pudessem aplicar em sua vida cotidiana os conhecimentos adquiridos em sala. Também objetivou a promoção da reflexão e olhar crítico dos alunos sobre o tema e abordagens apresentadas. Este processo, iniciou-se com o planejamento da sequência didática, que aconteceram nas reuniões do Núcleo, que contou com a participação dos pibidianos, das supervisoras e do coordenador de área. Consequentemente ocorreu a implementação da sequência didática, que segundo Araújo e Muenchen (2018), é por meio de um diálogo problematizador, em que se utilizou uma metodologia expositiva e dialogada, por meio da metodologia dos três Momentos Pedagógicos: problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento. Foram realizados quatro encontros, com duração de 50 minutos cada, para a implementação da sequência com alunos do 2º Ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Ângelo Gusso. Em cada aula foi apresentado um conteúdo específico relacionado ao tema, abordando: 1) Produção de Ciência e identificação de Fungos (aula prática); 2) Relação dos Fungos com a Humanidade enfatizando o enfoque histórico e cultural dos fungos; 3) Fungos na Saúde, Indústria e Alimentação; 4) Morfologia e Biodiversidade do Reino. Ao trabalhar esses conteúdos foram abordados assuntos vinculados como relações ecológicas, morfologia, classificação, reprodução, utilização e importância. Para análise dos resultados, foram utilizadas duas atividades: um questionário sobre as atividades da aula laboratorial e produção de folder explicativo. Ao relatar esta experiência desenvolvida no PIBID, evidenciamos a importância de introduzir em espaços educacionais novas metodologias de ensino, aplicando princípios educacionais previamente planejados, e avaliando ações desenvolvidas. Dessa forma, as soluções se apresentam de maneira a estudar mais afinco o que pode estar causando certas problemáticas no ambiente escolar, tirando a ênfase da reprodução de metodologias repetidas superficialmente entre os professores. Assim como Damiani et al (2013), o professor se põe num papel de investigador de suas próprias metodologias e de outros profissionais de educação. Portanto, é imprescindível o ensino estar em constante aperfeiçoamento, principalmente nas matérias onde há diversificação e novas descobertas que contemplam o andamento da ciência como um todo, sendo assim, o ensino de Biologia tende a enriquecer, e para desenvolvê-lo em sala de aula, é necessário que os professores também estejam aptos e atualizados profissionalmente, a fim de trabalharem colaborando com a evolução da prática docente. Criamos uma Sequência que aproximou os estudantes ao conteúdo, trazendo fatos sobre sua realidade, o que segundo Krasilchik (2008) favorece o aprendizado do aluno, pois afasta-o do espectro teórico, limitado a imagens de livros e slides. Entendemos que as atividades desenvolvidas podem ser consideradas significativas, tanto para os bolsistas, como para os alunos. Conclui-se que a sequência se mostrou eficaz no processo de ensino e de aprendizagem dos alunos do Ensino Médio, despertando interesse e compreensão de conhecimentos. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Biologia, PIBID, Fungi | - |
Título: dc.title | ANÁLISE DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE O REINO FUNGI NO ENSINO MÉDIO | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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