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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.creator | Larissa Carloto | - |
Autor(es): dc.creator | Bruna Cardoso | - |
Autor(es): dc.creator | Francini Torquato | - |
Autor(es): dc.creator | Giuliana Taques | - |
Autor(es): dc.creator | Flavia Sampaio | - |
Autor(es): dc.creator | Leonir Lorenzetti | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:29:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:29:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-11 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91175 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91175 | - |
Descrição: dc.description | O Ensino da Biologia pode contribuir para a formação do aluno ao apresentar e discutir explicações sobre processos biológicos, sendo capaz de utilizar tais conhecimentos para tomar decisões em um contexto, sendo fundamental para evitar posturas alienadas e desconfiadas em relação ao trabalho dos cientistas. Objetiva também, desenvolver valores formativos, informativos, culturais e práticos ao educando, sendo parte da formação e desenvolvimento do indivíduo dentro da sociedade (KRASILCHIK, 2008). Este relato de experiência trata sobre a elaboração e implementação de uma sequência didática para a turma de 1º ano do curso de Processos Fotográficos, Ensino Médio Técnico Integrado, do Instituto Federal do Paraná, utilizando a pesquisa de intervenção pedagógica (DAMIANI et al., 2013). A disciplina de Biologia foi trabalhada de forma interativa e elucidativa, analisando a contribuição da contextualização e organização didática no processo de ensino. Segundo Zabala (1998), sequência didática seria um molde em que a organização das atividades em sala de aula focam em objetivos educacionais específicos com um princípio e fim previamente conhecidos. O Estudo envolve uma pesquisa de intervenção pedagógica com a proposição, implementação e avaliação de uma sequência didática, intitulada “C(r)omo-somos diferentes”, com o tema “núcleo e divisão celular”, desenvolvida como parte do PIBID Ciências Biológicas da Universidade Federal do Paraná e que iniciou em reuniões para discutir o que é e como se fundamenta uma sequência didática, com base no roteiro proposto por Costa (2018). Reuniões foram dedicadas para a elaboração do roteiro e apresentação para o Coordenador de Área, Supervisoras e bolsistas para análise e contribuições. Cabe destacar que se trata de um conteúdo que requer uma capacidade de abstração maior por parte dos alunos, sendo que atividades que proporcionem uma visão mais prática são necessárias. A sequência teve duração de seis aulas, com 50 minutos cada, sendo planejada para 40 alunos matriculados, e foi baseada nos três momentos pedagógicos: problematização inicial, organização e aplicação do conhecimento, almejando “a participação do estudante e o seu cotidiano [...] proporcionando à educação um avanço no que se refere ao ensino tradicional” (MUENCHEN; DELIZOICOV, 2012). Se os três momentos pedagógicos forem desenvolvidos considerando a realidade do professor e de forma dialógica e interdisciplinar, tal dinâmica pode potencializar o processo de ensino e de aprendizagem, contribuindo para o desenvolvimento do senso crítico e do nível de consciência do aluno (GIACOMINI, 2014). A maioria dos alunos se envolveu e participou das atividades propostas, colaborando com o andamento da sequência, em especial durante a aula prática no laboratório. O feedback da sequência foi bastante positivo e animador, levando a entender que, além de aprenderem o conteúdo ministrado, os alunos também gostaram de participar das atividades e sentiram uma grande diferença em comparação às aulas regulares, podendo-se considerar que o principal objetivo da intervenção foi alcançado com sucesso. Para as “pibidianas”, a atividade foi extremamente significativa, por ser a primeira experiência de planejamento e execução de uma sequência didática, o que agregou conhecimento teórico e prático, além de explicitar a importância do planejamento e da flexibilidade em sala de aula. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
Palavras-chave: dc.subject | PIBID, Ensino de Biologia, Intervenção pedagógica | - |
Título: dc.title | ANALISANDO UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE A TEMÁTICA “NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR” NO ENSINO MÉDIO | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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