IMPLEMENTAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE FOTOSSÍNTESE E METABOLISMO ENERGÉTICO NO ENSINO MÉDIO TÉCNICO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorMateus Ferreira-
Autor(es): dc.creatorLeonardo Aguiar-
Autor(es): dc.creatorMatheus Platner-
Autor(es): dc.creatorRafaela Diniz-
Autor(es): dc.creatorFlavia Sampaio-
Autor(es): dc.creatorLeonir Lorenzetti-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:17:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:17:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91174-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91174-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho objetiva relatar as experiências vivenciadas e trazer reflexões acerca das potencialidades e limites observados durante a implementação de uma sequência didática (SD) denominada “O que a nossa comida come? De onde vem e para onde vai nossa energia”, com o intuito de compartilhar e discutir os aspectos vivenciados pelos alunos no ambiente escolar e promover reflexões acerca das experiências relatadas. O estudo caracteriza-se como uma pesquisa do tipo intervenção pedagógica DAMIANI et al. (2013) que objetivou planejar, implementar e avaliar uma sequência didática, com base no que sugere Krasilchik (2004), sobre o papel do educador na promoção da alfabetização científica na análise das implicações sociais da ciência e da tecnologia, fazendo com que o aluno reflita sobre o mundo ao seu redor. O desenvolvimento da SD se deu em três etapas: 1) planejamento, consistindo de reuniões para elaboração da sequência de acordo com os três momentos pedagógicos, propostos por Delizoicov (1982, 2011), sendo eles a problematização inicial, a organização do conhecimento e a aplicação do conhecimento; uma apresentação e uma discussão do projeto entre os bolsistas de iniciação à docência, supervisoras e o Coordenador de Área do Pibid Ciências Biológicas da Universidade Federal do Paraná; 2) desenvolvimento, que foi implementado no Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Campus Curitiba, com turmas do ensino Técnico Integrado em Programação de Jogos Digitais 1 e de Técnico Integrado em Mecânica 1, contando com a participação de 71 alunos no total, sendo 38 da turma de Jogos 1 e 33 da turma de Mecânica 1; 3) análise do trabalho realizado. A implementação da sequência didática se deu ao longo de 3 encontros com duração de 2 horas em cada turma; no primeiro encontro a temática trabalhada foi a relação entre energia e metabolismo, no segundo encontro os processos de respiração e fermentação e no último encontro discutiu-se a fotossíntese e a quimiossíntese. A experiência obtida ao longo do desenvolvimento dessa SD, começando na introdução aos conceitos, a elaboração da SD, os debates sobre as SDs desenvolvidas pelo grupo, a condução de uma turma de alunos do ensino médio-técnico ao longo de três encontros e os debates sobre os resultados após a implementação de cada aula causou um impacto positivo na formação dos alunos integrantes do PIBID. Por meio dessa metodologia os bolsistas de iniciação à docência puderam experienciar novos conceitos, entrando em contato com teorias educacionais e metodologias modernas de ensino, tendo de se dedicar a encontrar meios de demonstrar para os alunos como os assuntos trabalhados em aula estão relacionados com suas vidas no cotidiano, utilizando de instrumentos didáticos lúdicos, como vídeos e discussões sobre seus hábitos. Consequentemente o processo demonstrou ser uma forma eficiente de se desenvolver uma nova visão do planejamento de aulas nos futuros docentes.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectMomentos pedagógicos-
Palavras-chave: dc.subjectIntervenção Pedagógica-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Ciências.-
Título: dc.titleIMPLEMENTAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE FOTOSSÍNTESE E METABOLISMO ENERGÉTICO NO ENSINO MÉDIO TÉCNICO-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.