Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Mateus Ferreira | - |
Autor(es): dc.creator | Leonardo Aguiar | - |
Autor(es): dc.creator | Matheus Platner | - |
Autor(es): dc.creator | Rafaela Diniz | - |
Autor(es): dc.creator | Flavia Sampaio | - |
Autor(es): dc.creator | Leonir Lorenzetti | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:17:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:17:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-08 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91174 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91174 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho objetiva relatar as experiências vivenciadas e trazer reflexões acerca das potencialidades e limites observados durante a implementação de uma sequência didática (SD) denominada “O que a nossa comida come? De onde vem e para onde vai nossa energia”, com o intuito de compartilhar e discutir os aspectos vivenciados pelos alunos no ambiente escolar e promover reflexões acerca das experiências relatadas. O estudo caracteriza-se como uma pesquisa do tipo intervenção pedagógica DAMIANI et al. (2013) que objetivou planejar, implementar e avaliar uma sequência didática, com base no que sugere Krasilchik (2004), sobre o papel do educador na promoção da alfabetização científica na análise das implicações sociais da ciência e da tecnologia, fazendo com que o aluno reflita sobre o mundo ao seu redor. O desenvolvimento da SD se deu em três etapas: 1) planejamento, consistindo de reuniões para elaboração da sequência de acordo com os três momentos pedagógicos, propostos por Delizoicov (1982, 2011), sendo eles a problematização inicial, a organização do conhecimento e a aplicação do conhecimento; uma apresentação e uma discussão do projeto entre os bolsistas de iniciação à docência, supervisoras e o Coordenador de Área do Pibid Ciências Biológicas da Universidade Federal do Paraná; 2) desenvolvimento, que foi implementado no Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Campus Curitiba, com turmas do ensino Técnico Integrado em Programação de Jogos Digitais 1 e de Técnico Integrado em Mecânica 1, contando com a participação de 71 alunos no total, sendo 38 da turma de Jogos 1 e 33 da turma de Mecânica 1; 3) análise do trabalho realizado. A implementação da sequência didática se deu ao longo de 3 encontros com duração de 2 horas em cada turma; no primeiro encontro a temática trabalhada foi a relação entre energia e metabolismo, no segundo encontro os processos de respiração e fermentação e no último encontro discutiu-se a fotossíntese e a quimiossíntese. A experiência obtida ao longo do desenvolvimento dessa SD, começando na introdução aos conceitos, a elaboração da SD, os debates sobre as SDs desenvolvidas pelo grupo, a condução de uma turma de alunos do ensino médio-técnico ao longo de três encontros e os debates sobre os resultados após a implementação de cada aula causou um impacto positivo na formação dos alunos integrantes do PIBID. Por meio dessa metodologia os bolsistas de iniciação à docência puderam experienciar novos conceitos, entrando em contato com teorias educacionais e metodologias modernas de ensino, tendo de se dedicar a encontrar meios de demonstrar para os alunos como os assuntos trabalhados em aula estão relacionados com suas vidas no cotidiano, utilizando de instrumentos didáticos lúdicos, como vídeos e discussões sobre seus hábitos. Consequentemente o processo demonstrou ser uma forma eficiente de se desenvolver uma nova visão do planejamento de aulas nos futuros docentes. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
Palavras-chave: dc.subject | Momentos pedagógicos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Intervenção Pedagógica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Ciências. | - |
Título: dc.title | IMPLEMENTAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE FOTOSSÍNTESE E METABOLISMO ENERGÉTICO NO ENSINO MÉDIO TÉCNICO | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: