MUTANTES: REALIDADE OU FICÇÃO? ANÁLISE DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorRubia Michalouski-
Autor(es): dc.creatorRafael Ono-
Autor(es): dc.creatorGabriela Aguiar-
Autor(es): dc.creatorMirian Passos-
Autor(es): dc.creatorLeonir Lorenzetti-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:47:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:47:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91173-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91173-
Descrição: dc.descriptionO objetivo deste trabalho é apresentar um relato de experiência desenvolvido pelos bolsistas do Pibid Ciências Biológicas da Universidade Federal do Paraná, que se baseia em uma sequência didática denominada Mutantes: Realidade ou Ficção? A proposta iniciou-se nas reuniões semanais do PIBID. No primeiro semestre destas reuniões foram apresentados textos e trabalhos para embasamento teórico a respeito do Ensino de Ciências, versando sobre profissionalização do professor, educação ambiental, Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e análise de livros didáticos. Logo após este contato inicial, foi apresentada uma Sequência Didática para promoção da Alfabetização Científica na Educação em Ciências: Analisando a temática Crustáceos (COSTA, 2008). A partir desta leitura e análise estrutural, foi debatido entre os pibidianos qual tema poderia ser melhor explorado e desenvolvido para os alunos, levando em conta as necessidades e realidades do colégio que estávamos acompanhando. Pensamos numa abordagem em que poderíamos tratar sobre Inclusão Social. O estudo caracteriza-se como uma pesquisa de intervenção pedagógica (DAMIANI, et al., 2013). Assim, produzimos a sequência didática em cima de mutações cromossômicas, síndromes e suas consequências físicas e genéticas, utilizando a metodologia dos três momentos pedagógicos: Problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento (DELIZOICOV, 1982). Foi escolhida a turma do 3º A do ensino médio do Colégio Estadual Hildebrando de Araújo, que conta com 24 alunos. A sequência didática foi estruturada com 4 aulas, sendo que em alguma delas utilizamos imagens, massinhas de modelar e roteiro com material informativo para chamar a atenção dos alunos e ilustrar o conteúdo apresentado. A primeira aula abordou conceitos de mutações e mutações cromossômicas numéricas e suas síndromes; a segunda aula abordou mutações cromossômicas estruturais e uma parte prática em que os alunos deveriam representar tais em massinha; a terceira aula foi proposto seminários apresentados pelos próprios alunos sobre uma mutação cromossômica estrutural vista na aula anterior e uma síndrome decorrente de tal e suas consequências; a quarta aula foi usada para tratar de inclusão, cujas síndromes foram apresentadas e junto com elas problemas sociais em que as pessoas portadoras sofrem. Ao fim desta última aula, e para finalizar a sequência didática, foi solicitado uma produção textual em que os alunos deveriam se colocar no lugar de um portador de uma síndrome, falar sobre a síndrome e formas de inclusão para tais pessoas. Como resultado, percebemos que os alunos participaram ativamente das aulas, sendo que em todas elas levantaram pontos de discussão com a turma, até mesmo alunos que não costumavam participar em aulas que observamos. Além disso, foi notável a empatia dos alunos ao pensar nas dificuldades que pessoas que são rejeitadas sofrem, tanto psicologicamente quanto fisicamente. Para nós, proporcionou enxergar a reação dos alunos quando aplicamos aulas fora do padrão tradicional-expositivo, e também pontos em nós que podem ser melhorados em nossa própria atuação como futuros docentes.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectmomentos pedagógicos-
Palavras-chave: dc.subjectmutações cromossômicas-
Palavras-chave: dc.subjectciência, tecnologia e sociedade.-
Título: dc.titleMUTANTES: REALIDADE OU FICÇÃO? ANÁLISE DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.