Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Ariane Simm | - |
Autor(es): dc.creator | Júlia Serenato | - |
Autor(es): dc.creator | Isabel Cá | - |
Autor(es): dc.creator | Yasmin Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Mara Besegato | - |
Autor(es): dc.creator | Leonir Lorenzetti | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:06:58Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:06:58Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-08 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91172 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91172 | - |
Descrição: dc.description | Esse trabalho teve como objetivo propor e implementar uma sequência didática abordando a temática Filo Protoctista, levando em consideração a presença desses organismos no nosso cotidiano, mas que muitas vezes é ignorado ou não recebe a devida atenção, embora possuam grande importância econômica e sanitária (MEDEIROS, 2012; FRANÇA: MARGOARI, C; TORRES, 2011). O planejamento da sequência didática iniciou-se a partir de reuniões do Núcleo de Ciências Biológicas do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal do Paraná, ao longo do mês de março de 2019. Nos encontros os bolsistas foram orientados sobre como planejar uma sequência didática, além de definir assuntos que seriam desenvolvidos com a turma, mostrando a sua relevância e aproximando da realidade dos educandos. Após a composição da sequência didática ela foi apresentada para toda equipe do PIBID, nas reuniões semanais, com intuito de discutir alguns pontos para possíveis modificações e melhorias. O estudo caracteriza-se como pesquisa de intervenção pedagógica (DAMIANI, et al. 2013). A sequência didática foi planejada de acordo com a metodologia dos Três Momentos Pedagógicos, propostos por Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2009): problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento. Além disso, como proposto por Mehes e Maistro (2012), é importante incluir atividades lúdicas no cotidiano escolar, assim os roteiros foram um complemento para as aulas expositivas. Estas incluíram música, utilização de banner, distribuição de bala de agar, confecção de charges e vídeos e a elaboração de uma varal de gotas. Como resultado obteve-se uma sequência didática composta por quatro aulas de 50 minutos e que foi implementada no Colégio Estadual Ângelo Gusso, em Curitiba-PR, para uma turma de 2º ano do ensino médio, contendo 29 alunos. A primeira aula teve iniciou com o questionamento “O que tem em uma gota de água?”. Os alunos escreveram a resposta em uma folha com o formato de uma gota de água e com isso foi apresentado o Filo Protoctista. Na segunda aula foi abordada as protozooses, por meio de uma atividade em grupo. Já na terceira aula discutiu-se o grupo Algas, enfatizando importância ecológica e sua diversidade. Na quarta aula foi retomada a atividade da gota de água com o objetivo dos alunos compararem o conhecimento que eles possuíam antes e após a implementação da sequência didática. Os roteiros contribuíram para a compreensão da temática já que foram elaborados a partir do perfil da turma. Além disso, parte desses trabalhos desenvolvidos pelos alunos foram expostos no colégio a fim de compartilhar com a comunidade escolar os resultados da sequência didática. Do ponto de vista das bolsistas de iniciação à docência foi um momento relevante propor, apresentar e avaliar uma sequência didática, reconhecendo a importância do planejamento, da estruturação de uma aula e do compartilhamento para uma boa implementação das atividades, além da contribuição do PIBID para sua formação como professoras de biologia. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
Palavras-chave: dc.subject | Protoctistas | - |
Palavras-chave: dc.subject | intervenção pedagógica | - |
Palavras-chave: dc.subject | PIBID. | - |
Título: dc.title | DO MICRO AO MACRO: APROXIMANDO OS PROTOZOÁRIOS COM O COTIDIANO | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: