A TEMÁTICA ECOLOGIA NO ENSINO MÉDIO TÉCNICO: ANALISANDO A IMPLEMENTAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorFernanda Canabarro-
Autor(es): dc.creatorLucas Ferreira-
Autor(es): dc.creatorSthefanie Klein-
Autor(es): dc.creatorUrsula Souza-
Autor(es): dc.creatorMiriam Passos-
Autor(es): dc.creatorLeonir Lorenzetti-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:24:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:24:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91171-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91171-
Descrição: dc.descriptionO objetivo deste trabalho é relatar uma experiência desenvolvida pelos alunos integrantes do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Paraná, que envolveu o planejamento, implementação e avaliação de uma sequência didática (SD) sobre a temática ecologia. Para Krasylchik (2004) a formação biológica é essencial para que os indivíduos sejam capazes de compreender o papel da ciência moderna e suas contribuições para o coletivo e a biosfera como um todo. O estudo caracteriza-se como uma pesquisa de intervenção pedagógica que, segundo Damiani (2013), é um tipo de interferência destinada à produzir melhorias nos processos de aprendizagem. Para que os alunos tenham um entendimento do ambiente em que estão inseridos foi proposta a intervenção, destacando o tema de interações ecológicas e poluição. Houve encontros periódicos para a elaboração da proposta em que se utilizou a metodologia dos Três Momentos Pedagógicos (3MP) para a produção do trabalho, utilizando a sequência didática proposta por Costa (2018) como referência. Os 3MP envolvem uma problematização inicial, seguido da organização do conhecimento e aplicação do conhecimento (DELIZOICOV; ANGOTTI; PERNAMBUCO, 2002, ARAÚJO; MUENCHEN, 2018). A sequência, composta por um conjunto de aulas organizadas e articuladas, foi planejada inicialmente pelo grupo e posteriormente, durante os encontros semanais do PIBID foi analisada, discutida e modificada sob a orientação do coordenador de área e as supervisoras. Sucessivamente, as aulas foram ministradas para a turma de 9 alunos do 4º ano do Curso Técnico de Administração do Ensino Médio do Colégio Estadual Hildebrando de Araújo. Foram cinco aulas ministradas em duplas pelos bolsistas de iniciação à docência, com a utilização de projeção em multimídia envolvendo fotos e vídeos. Houve uma divisão de duas aulas para interações ecológicas; duas para os tipos de poluição e uma aula para a aplicação de jogos, sendo a última com o intuito de torná-la mais interativa, além de ser uma maneira de verificar a compreensão do conteúdo de forma alternativa aos métodos tradicionais, como as avaliações escritas individualmente. O desenvolvimento da sequência didática, fazendo uso de distintas metodologias foi bem recebida pelos alunos, visto que mantiveram-se atentos às explicações e foram participativos, porém, o único aspecto negativo levantado por eles foram as apresentações em multimídia, algo que de forma unânime não os agradou. Na visão dos bolsistas de iniciação à docência os educandos desfrutaram das situações de aprendizado e com isso puderam ampliar seus conhecimentos sobre o lugar em que ocupam no meio ambiente e na sociedade, além de ser sido importante para uma maior aproximação entre os bolsistas de iniciação à docência e os alunos. Do ponto de vista de formação podemos afirmar que foi uma experiência gratificante na medida em que possibilitou o planejamento, a implementação e a avaliação da sequência, constituindo-se como a primeira experiência da docência.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectInterações ecológicas-
Palavras-chave: dc.subjectTrês momentos pedagógicos-
Palavras-chave: dc.subjectPesquisa de intervenção.-
Título: dc.titleA TEMÁTICA ECOLOGIA NO ENSINO MÉDIO TÉCNICO: ANALISANDO A IMPLEMENTAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.