MAL TE QUEREM, FÍSICA?

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorUniversidade Federal do Paraná-
Autor(es): dc.creatorMikaelly Rafaela Mariniak-
Autor(es): dc.creatorMarcelo Jean Machado-
Autor(es): dc.creatorHideraldo Gorbolin Guedes-
Autor(es): dc.creatorThais Rafaela Hilger-
Autor(es): dc.creatorSérgio Camargo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:35:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:35:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91170-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91170-
Descrição: dc.descriptionA dicotomia existente entre razão e emoção muitas vezes faz com que a emoção seja deixada de lado no processo educacional, ao contrário da razão que acaba sendo supervalorizada. No entanto, a literatura indica que a razão/cognição não pode ser desassociada da emoção/afeto, e por consequência, a aprendizagem também não pode. A emoção é o que fundamenta a razão, e orienta as escolhas cognitivas dos seres humanos. Partindo desta concepção e sob a consciência de que a dicotomia entre ciência e arte potencializa o afastamento da emoção da área de exatas, buscou-se verificar a afetividade de estudantes do Ensino Médio em relação à física. A pesquisa foi desenvolvida por participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência em um colégio público de Curitiba/PR, onde estão inseridos. A população investigada englobou 5 turmas do terceiro ano do Ensino Médio, de forma que 163 alunos responderam à questão “Em uma escala de zero a dez como você classifica o seu gosto pela física?”. A análise das respostas foi feita sob a luz da estatística. A média aritmética ponderada das respostas encontrada foi 5,6 e o desvio padrão 2,5. Constatou-se que existe uma probabilidade de 71,78% de uma nova medida, ou seja, uma nova resposta se encontrar no intervalo entre 3,1 e 8,1. Por fim, observou-se que uma abordagem qualitativa seria mais eficaz para a investigação, já que a pesquisa quantitativa não pode revelar os aspectos subjetivos necessários para entender a emoção. No entanto, sob a perspectiva bachelardiana de que o erro é essencial no processo de aprendizagem, considera-se que a pesquisa foi relevante, já que contribuiu com a formação docente dos licenciandos envolvidos. A investigação abriu espaço para reflexões acerca da importância de planejar a análise dos dados de uma pesquisa antes de os coletar, e, também, de considerar a relevância da emoção no ensino, em especial no ensino de ciências.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectPIBID-
Palavras-chave: dc.subjectensino de física-
Palavras-chave: dc.subjectemoção-
Título: dc.titleMAL TE QUEREM, FÍSICA?-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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