
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Universidade Federal do Paraná | - |
| Autor(es): dc.creator | Mikaelly Rafaela Mariniak | - |
| Autor(es): dc.creator | Marcelo Jean Machado | - |
| Autor(es): dc.creator | Hideraldo Gorbolin Guedes | - |
| Autor(es): dc.creator | Thais Rafaela Hilger | - |
| Autor(es): dc.creator | Sérgio Camargo | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:35:45Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:35:45Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-07 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91170 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91170 | - |
| Descrição: dc.description | A dicotomia existente entre razão e emoção muitas vezes faz com que a emoção seja deixada de lado no processo educacional, ao contrário da razão que acaba sendo supervalorizada. No entanto, a literatura indica que a razão/cognição não pode ser desassociada da emoção/afeto, e por consequência, a aprendizagem também não pode. A emoção é o que fundamenta a razão, e orienta as escolhas cognitivas dos seres humanos. Partindo desta concepção e sob a consciência de que a dicotomia entre ciência e arte potencializa o afastamento da emoção da área de exatas, buscou-se verificar a afetividade de estudantes do Ensino Médio em relação à física. A pesquisa foi desenvolvida por participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência em um colégio público de Curitiba/PR, onde estão inseridos. A população investigada englobou 5 turmas do terceiro ano do Ensino Médio, de forma que 163 alunos responderam à questão “Em uma escala de zero a dez como você classifica o seu gosto pela física?”. A análise das respostas foi feita sob a luz da estatística. A média aritmética ponderada das respostas encontrada foi 5,6 e o desvio padrão 2,5. Constatou-se que existe uma probabilidade de 71,78% de uma nova medida, ou seja, uma nova resposta se encontrar no intervalo entre 3,1 e 8,1. Por fim, observou-se que uma abordagem qualitativa seria mais eficaz para a investigação, já que a pesquisa quantitativa não pode revelar os aspectos subjetivos necessários para entender a emoção. No entanto, sob a perspectiva bachelardiana de que o erro é essencial no processo de aprendizagem, considera-se que a pesquisa foi relevante, já que contribuiu com a formação docente dos licenciandos envolvidos. A investigação abriu espaço para reflexões acerca da importância de planejar a análise dos dados de uma pesquisa antes de os coletar, e, também, de considerar a relevância da emoção no ensino, em especial no ensino de ciências. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | PIBID | - |
| Palavras-chave: dc.subject | ensino de física | - |
| Palavras-chave: dc.subject | emoção | - |
| Título: dc.title | MAL TE QUEREM, FÍSICA? | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: