O ENSINO DE FÍSICA ATRAVÉS DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA: UMA ABORDAGEM POR INTERMÉDIO DO PIBID

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorVitor Hugo Fávaro-
Autor(es): dc.creatorFelipe Henrique Magno-
Autor(es): dc.creatorDelane França-
Autor(es): dc.creatorBruno Beckerle-
Autor(es): dc.creatorCaroline Portela-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:32:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:32:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91169-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91169-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho é um estudo acerca das sequências de ensino investigativas (SEI) que tiveram como objetivo construir um ambiente científico no contexto de sala de aula através da realização de uma sequência de atividades que permitam ao aluno ter contato com a metodologia científica. Estas propostas didáticas foram desenvolvidas pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do Instituto Federal do Paraná (IFPR) no campus Paranaguá. A sequência de ensino investigativa utilizou-se de conteúdos de “Termodinâmica”, divididos em quatro atividades, com os seguintes temas: propagação de calor; dilatação de corpos; isolante térmico e equilíbrio térmico. Neste trabalho, será analisado somente o experimento de dilatação de corpos. Com relação ao desenvolvimento da atividade, a turma foi fracionada em quatro equipes, para os mesmos foi entregue um roteiro contendo algumas informações a respeito dos experimentos. No experimento de dilatação dos corpos que, consistia do aparato do anel de Gravesande, haviam duas análises experimentais. A análise experimental 1 questionava acerca das duas possíveis medidas a serem tomadas que impediriam a esfera de passar pelo anel, enquanto a segunda análise buscava uma explicação acerca da facilidade de se realizar uma em detrimento da outra. A partir da análise experimental 1 verificou-se que todos os grupos responderam corretamente à primeira questão, de forma que os grupos 1, 2, 3 e 5 apontaram a possibilidade de um ou outro procedimento e os grupos 4 e 6 indicaram a necessidade dos dois procedimentos relacionados. Em relação a segunda análise experimental, nota-se uma preocupação do grupo 1 com a ocorrência de erro para atingir o objetivo do experimento, os grupos 4 e 5 não apresentaram uma linguagem científica adequada ao justificarem suas resposta e ressalta-se o grupo 6 que indicou a necessidade de um equipamento não disponível para obter o resultado esperado. Ao decorrer desta atividade o papel dos aplicadores foi o de apresentar questionamentos que criassem condições para que ocorresse a argumentação nos grupos através da proposta investigativa apresentada, possibilitando a reflexão e a elaboração de hipóteses para resolver o problema proposto. Por consequência, os estudantes foram introduzidos no que diz respeito às práticas científicas e a abordagem acerca da concepção do conhecimento científico.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino por investigação-
Palavras-chave: dc.subjectAmbiente científico-
Palavras-chave: dc.subjectTermodinâmica.-
Título: dc.titleO ENSINO DE FÍSICA ATRAVÉS DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA: UMA ABORDAGEM POR INTERMÉDIO DO PIBID-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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