
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Vitor Hugo Fávaro | - |
| Autor(es): dc.creator | Felipe Henrique Magno | - |
| Autor(es): dc.creator | Delane França | - |
| Autor(es): dc.creator | Bruno Beckerle | - |
| Autor(es): dc.creator | Caroline Portela | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:32:28Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:32:28Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-08 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91169 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91169 | - |
| Descrição: dc.description | Este trabalho é um estudo acerca das sequências de ensino investigativas (SEI) que tiveram como objetivo construir um ambiente científico no contexto de sala de aula através da realização de uma sequência de atividades que permitam ao aluno ter contato com a metodologia científica. Estas propostas didáticas foram desenvolvidas pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do Instituto Federal do Paraná (IFPR) no campus Paranaguá. A sequência de ensino investigativa utilizou-se de conteúdos de “Termodinâmica”, divididos em quatro atividades, com os seguintes temas: propagação de calor; dilatação de corpos; isolante térmico e equilíbrio térmico. Neste trabalho, será analisado somente o experimento de dilatação de corpos. Com relação ao desenvolvimento da atividade, a turma foi fracionada em quatro equipes, para os mesmos foi entregue um roteiro contendo algumas informações a respeito dos experimentos. No experimento de dilatação dos corpos que, consistia do aparato do anel de Gravesande, haviam duas análises experimentais. A análise experimental 1 questionava acerca das duas possíveis medidas a serem tomadas que impediriam a esfera de passar pelo anel, enquanto a segunda análise buscava uma explicação acerca da facilidade de se realizar uma em detrimento da outra. A partir da análise experimental 1 verificou-se que todos os grupos responderam corretamente à primeira questão, de forma que os grupos 1, 2, 3 e 5 apontaram a possibilidade de um ou outro procedimento e os grupos 4 e 6 indicaram a necessidade dos dois procedimentos relacionados. Em relação a segunda análise experimental, nota-se uma preocupação do grupo 1 com a ocorrência de erro para atingir o objetivo do experimento, os grupos 4 e 5 não apresentaram uma linguagem científica adequada ao justificarem suas resposta e ressalta-se o grupo 6 que indicou a necessidade de um equipamento não disponível para obter o resultado esperado. Ao decorrer desta atividade o papel dos aplicadores foi o de apresentar questionamentos que criassem condições para que ocorresse a argumentação nos grupos através da proposta investigativa apresentada, possibilitando a reflexão e a elaboração de hipóteses para resolver o problema proposto. Por consequência, os estudantes foram introduzidos no que diz respeito às práticas científicas e a abordagem acerca da concepção do conhecimento científico. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino por investigação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ambiente científico | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Termodinâmica. | - |
| Título: dc.title | O ENSINO DE FÍSICA ATRAVÉS DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA: UMA ABORDAGEM POR INTERMÉDIO DO PIBID | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: