
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | André Lucas dos Santos | - |
| Autor(es): dc.creator | Lucas Eduardo Siqueira | - |
| Autor(es): dc.creator | Lucas Alessandro Silva | - |
| Autor(es): dc.creator | Juliana Loch | - |
| Autor(es): dc.creator | Thais Hilger | - |
| Autor(es): dc.creator | Sérgio Camargo | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:46:38Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:46:38Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-07 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91168 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91168 | - |
| Descrição: dc.description | Uma sequência didática foi elaborada com intuito de que estudantes compreendam magnetismo visando seu processo histórico de construção, a relevância desse estudo para a sociedade e sua relação com diversas áreas da ciência. A proposta conta com 7 aulas planejadas para uma turma de terceiro ano do Ensino Médio e será aplicada em um colégio público de Curitiba/PR no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, da Universidade Federal do Paraná, no subprojeto Física. As principais metodologias usadas no projeto foram História e Filosofia da Ciência e Três Momentos Pedagógicos, estruturadas com enfoque em Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente e interdisciplinaridade com outras áreas de conhecimento, como História, Geografia e Biologia. Serão explorados os conhecimentos prévios sobre magnetismo pela discussão de trechos de citações e apresentados os conteúdos relacionados à física, tanto de modo teórico como utilizando atividades experimentais e, ainda, pela discussão de cenas de um filme de ficção. Pretende-se discutir aspectos interdisciplinares, que envolvam tecnologias e questões socioambientais, além do desenvolvimento científico ao longo da História e seus impactos. A aprendizagem dos alunos será avaliada de diferentes formas, na tentativa de identificar e atender as diferentes formas de aprendizagem. Se dará por meio de mapas conceituais individuais, exercícios, resolução de problemas e discussões nas problematizações. Espera-se contribuir com a aprendizagem em física, mas ir além, proporcionando aos alunos do colégio uma forma de relacionar esta disciplina com outras do currículo, pois, acreditamos que este é um caminho para a compreensão da realidade em que estão inseridos. Também espera-se contribuir com a formação docente dos licenciandos envolvidos no projeto. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | PIBID | - |
| Palavras-chave: dc.subject | ensino de física | - |
| Palavras-chave: dc.subject | campo magnético. | - |
| Título: dc.title | UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE MAGNETISMO SOB UM OLHAR HISTÓRICO COM ENFOQUE CTSA | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: