UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE MAGNETISMO SOB UM OLHAR HISTÓRICO COM ENFOQUE CTSA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorAndré Lucas dos Santos-
Autor(es): dc.creatorLucas Eduardo Siqueira-
Autor(es): dc.creatorLucas Alessandro Silva-
Autor(es): dc.creatorJuliana Loch-
Autor(es): dc.creatorThais Hilger-
Autor(es): dc.creatorSérgio Camargo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:46:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:46:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91168-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91168-
Descrição: dc.descriptionUma sequência didática foi elaborada com intuito de que estudantes compreendam magnetismo visando seu processo histórico de construção, a relevância desse estudo para a sociedade e sua relação com diversas áreas da ciência. A proposta conta com 7 aulas planejadas para uma turma de terceiro ano do Ensino Médio e será aplicada em um colégio público de Curitiba/PR no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, da Universidade Federal do Paraná, no subprojeto Física. As principais metodologias usadas no projeto foram História e Filosofia da Ciência e Três Momentos Pedagógicos, estruturadas com enfoque em Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente e interdisciplinaridade com outras áreas de conhecimento, como História, Geografia e Biologia. Serão explorados os conhecimentos prévios sobre magnetismo pela discussão de trechos de citações e apresentados os conteúdos relacionados à física, tanto de modo teórico como utilizando atividades experimentais e, ainda, pela discussão de cenas de um filme de ficção. Pretende-se discutir aspectos interdisciplinares, que envolvam tecnologias e questões socioambientais, além do desenvolvimento científico ao longo da História e seus impactos. A aprendizagem dos alunos será avaliada de diferentes formas, na tentativa de identificar e atender as diferentes formas de aprendizagem. Se dará por meio de mapas conceituais individuais, exercícios, resolução de problemas e discussões nas problematizações. Espera-se contribuir com a aprendizagem em física, mas ir além, proporcionando aos alunos do colégio uma forma de relacionar esta disciplina com outras do currículo, pois, acreditamos que este é um caminho para a compreensão da realidade em que estão inseridos. Também espera-se contribuir com a formação docente dos licenciandos envolvidos no projeto.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectPIBID-
Palavras-chave: dc.subjectensino de física-
Palavras-chave: dc.subjectcampo magnético.-
Título: dc.titleUMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE MAGNETISMO SOB UM OLHAR HISTÓRICO COM ENFOQUE CTSA-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.