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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Pedro Mancini | - |
| Autor(es): dc.creator | Flavia Santos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:48:11Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:48:11Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-09 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91165 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91165 | - |
| Descrição: dc.description | O trabalho apresentado neste texto trata-se de uma Situação Desencadeadora de Aprendizagem elemento da Atividade Orientadora de Ensino que considera uma interdependência na ação pedagógica entre o conteúdo de ensino, as ações educativas e os sujeitos que participam da atividade de ensino (MOURA et al., 2010) onde a escola é vista como um espaço que possibilita a aprendizagem e a apropriação da cultura humana de forma intencional. O professor em sua atividade de ensino desencadeia e potencializa a atividade de aprendizagem do estudante incluindo-os no grupo social que estão presentes. A SDA analisada foi uma das situações desenvolvidas no Clube de Matemática, um projeto iniciado no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), para alunos dos 7º, 8º e 9º anos de uma escola estadual de Curitiba. As situações desencadeadoras de aprendizagem trabalhadas no projeto têm como objetivo apresentar uma matemática contextualizada para os alunos, para que eles compreendam, analisem e discutam sobre o conhecimento matemático e deem sentido ao conhecimento apropriandose dos conceitos abordados. A SDA analisada neste texto conta-nos sobre o conceito de Criptografia e um de seus usos históricos, a Cifra de Vigenère. A palavra Criptografia, também conhecida como Cifra, origina-se do grego, pela união das palavras kruptós, que significa “secreto” ou “oculto”, e grafia, que quer dizer “escrita”, pode-se considerar que ela foi gerada da necessidade humana de se comunicar de maneira sigilosa e seu princípio é simples, escolher com quem você quer compartilhar suas informações ou dados tornando a mensagem incompreensível para pessoas não autorizadas. Considerando o crescente uso de dados e informações em algumas ferramentas de uso cotidiano, como em mensagens de texto e transações bancárias entende-se que a compreensão do funcionamento da Criptografia e sua necessidade em nossa sociedade atual é algo relevante para os alunos. O ensino da Criptografia na Educação Básica pode introduzir essa ferramenta, tão utilizada na sociedade, no processo educacional, assim como conceitos matemáticos, por exemplo, matrizes inversas e funções inversas. Buscamos ensinar aos alunos sobre a codificação e decodificação de mensagens para apropriação desse conhecimento tão pertinente a era tecnológica que vivemos, onde precisamos proteger as informações e dados pessoais. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Criptografia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Situação desencadeadora de aprendizagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Atividade orientadora de ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação Matemática. | - |
| Título: dc.title | A Criptografia no Ensino Básico | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
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